Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Segunda etapa do projeto Fortalecendo o Semiárido reúne produtores do distrito de Juremal

ASCOM em 17/abr/2019

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

As capacitações do projeto ‘Fortalece o Semiárido’, prosseguem em Juazeiro e a tecnóloga em alimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Ataildes Pinheiro realizou nesta terça-feira (16), na sede do distrito de Juremal, cursos sobre o beneficiamento de frutos e hortaliças. Uma das novidades dessa etapa do projeto foi a inserção de alimentos PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), a exemplo da palma forrageira.

“Hoje preparamos pratos diversos a base de palma como: mousse, palma empanada, suco, panquecas e picadinho. A utilização dos alimentos PANCs é uma forma de mostrar ao agricultor as possibilidades existentes de uma alimentação alternativa. É de suma importância dar ênfase a essa inovação, pois em Juazeiro é difícil encontrar profissionais que trabalhem com plantas não convencionais para alimentação humana”, explicou Ataildes, informando que também foram desenvolvidas tecnologias como desidratação, cristalização e branqueamento dos alimentos durante o curso.

Onze moradores da comunidade participaram da capacitação, dentre donas de casa, doceiras e empreendedoras. “Hoje elaboramos pratos deliciosos a base da palma mão de moça e orelha de onça. Aconselho a todos experimentar porque realmente é fantástico. Além dos pratos sofisticados com palma, também aprendemos a cristalizar o tomate, a abóbora e o abacaxi e desidratar a cebola, o pimentão e a cenoura. Estou muito feliz com todo esse aprendizado”, declarou à moradora Nadja Santana.

Para a doceira Aldeneide Conceição Duarte, o projeto além de ensinar a elaborar pratos diferenciados, é uma oportunidade de profissionalizar possíveis empreendedores da zona rural. “Fiquei extremamente grata por ter a oportunidade de ampliar o meu conhecimento sobre a culinária em geral. Preparar pratos saborosos e únicos é extremamente importante. Agradeço a ADEAP através de Ataildes que nos proporcionou esse momento tão gratificante”, destacou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix, o ‘Fortalecendo o Semiárido’ tem possibilitado um grande avanço para o empreendedorismo da zona rural de Juazeiro. “Um dos objetivos da prefeitura através da ADEAP é fomentar e fortalecer políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico da sede e do interior do município. O projeto tem buscado para essas pessoas oportunidades de crescimento, aprendizado e incentivo. Estamos satisfeitos com os resultados”, declarou Tiano.

As capacitações da segunda etapa do projeto também serão realizadas nos demais distritos de Juazeiro.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro