Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

SEDUR realiza atividade educativa junto a crianças da Poligonal Urbana

ASCOM em 20/jul/2018

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), através da Empresa de Pesquisas Técnicas – Eireli (responsável pela execução do Projeto Técnico Socioambiental) realizou na noite desta quinta-feira (19), no bairro Alto da Aliança, uma oficina musical com crianças. O objetivo é dar continuidade às ações de mobilização social junto às famílias beneficiadas com as obras da Intervenção da Poligonal Urbana.

A ação aconteceu na sede do Instituto Professora Cristina e teve como foco principal ensinar as crianças a confeccionar instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. “Nosso objetivo junto às crianças nesse momento de hoje é trabalhar a questão da preservação do meio ambiente através do descarte consciente do lixo, de forma lúdica. A partir do momento que você ensina a criança a reaproveitar o lixo dando a ele uma utilização o aprendizado é mais eficaz e assim conseguimos passar nossa mensagem”, destacou a diretora social da SEDUR Graciele Gomes.

Samuel Lima de 11 anos participou da ação que classificou como “maravilhosa, pois aprendi a fazer uma maraca utilizando apenas garrafa pet e algumas pedras, além de sair de casa e deixar um pouco o game e celular”, disse o pequeno Samuel. A estudante da 4ª série Lívia Andrade tem 10 anos e acredita que a ação ajuda as crianças a desenvolverem novos conhecimentos. “Vai ser muito bom ensinar aos meus irmãos e pais o que aprendi aqui hoje, que podemos utilizar objetos que íamos jogar fora para várias atividades e uma delas é fazer música”, declarou Livia.

A vice-diretora do Instituto Professora Cristina, Denilda dos Santos, informou que ações como essa além de instruir as crianças tiram as mesmas da ociosidade. “O volume de obras que tem chegado aqui nos bairros é gigantesco o que faz necessário todo o trabalho social. As crianças de hoje serão os adultos de amanhã, por isso a importância da inserção deles nesse processo educativo. Através das ações educativas é que se consegue tirar não só as crianças, mas famílias de varias situações de vulnerabilidade” observou.

Acompanhamento Social – Durante todo o andamento das obras, a equipe técnica social está presente nos bairros beneficiados fazendo mobilização e sensibilização sobre o efeito da obra na comunidade. “Nosso objetivo é conscientizar as famílias para a obra que estão recebendo, acompanhar a aceitação da valorização do que está sendo oferecido, orientar sobre as formas de conservação e preservação e principalmente acompanhar e esclarecer junto à comunidade dúvidas sobre o andamento das obras. O Trabalho Técnico Social tem como objetivo apresentar o projeto da Intervenção, aproximando e envolvendo a população. É necessário que os moradores compreendam que as obras são importantes e que, apesar dos transtornos, elas vão melhorar a qualidade de vida da comunidade”, explicou Gal Gomes.

 

 

 

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro