Juazeiro/BA, 27 de outubro de 2020


Covid-19

SEDUR faz balanço positivo das atividades em 2019 e divulga projetos para 2020

ASCOM em 17/dez/2019

Gardennia Garibalde/SEDUR

“Muito melhor do que 2018”. É assim que o secretário Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Hemerson Guimarães, define o ano que está encerrando, no tocante à realização de obras e projetos em Juazeiro por meio da Prefeitura de Juazeiro. E 2019, na visão dele, será ainda mais produtivo, “pois vários projetos de obras estrutrurantes desenvolvidos ao longo deste ano pela equipe da SEDUR, já estão em processo de análise, devendo no próximo ano entrar em execução”.

Segundo Guimarães, em 2019, para driblar a crise que assola o país e continuar desenvolvendo obras no município foi necessário mudar o foco de trabalho. “Temos um prefeito comprometido com a melhoria da qualidade de vida da população, que trabalha diuturnamente e sempre alinhado com sua equipe, o que nos dá os bons resultados. Em meio a atual situação do país focamos na elaboração de projetos e buscamos os recursos nas esferas governamentais: estadual e federal, o que tem nos dado bons resultados”, explica Guimarães.

Entre as principais conquistas do ano, o secretário elenca a recuperação dos antigos casarões da Orla da Cidade que foram transformados na ‘Vila Bossa Nova’ – um centro gastronômico de excelência que está potencializando turismo, lazer, gastronomia e, consequentemente, o desenvolvimento econômico em Juazeiro e todo o Vale do São Francisco. Além do início da construção do Parque da Cidade que vai levar aos bairros distantes da região central uma opção de lazer, esporte, cultura e entretenimento; a continuidade da construção do Parque Fluvial, que foca na preservação ambiental, levando uma nova vida para parte da margem do Rio São Francisco juazeirense.

Não esquecendo a obra de requalificação dos acessos aos bairros Pedra do Lorde, Palmares, e Quidezinho, que vem resolvendo um problema crítico de drenagem de toda a região, além de ofertar mais mobilidade urbana, acessibilidade e infraestrutura e também a conclusão da reprogramação do convênio das obras da Intervenção da Poligonal Urbana, que leva intervenções de pavimentação, drenagem e construção de equipamentos à 12 bairros de Juazeiro.

Guimarães destaca que Juazeiro tem feito muito, com pouco. Assim ele cita o desenvolvimento de obras através de recursos próprios do município, iniciativa que deve ser potencializada em 2020. “Em 2019 realizamos novas obras de pavimentação e toda a manutenção da malha viária de Juazeiro, tanto na sede como no interior, com recurso próprio, mais de R$ 8 milhões foram investidos”, destaca o secretário.

Dentre as novidades para 2020 estão o as obras de reforma e requalificação do Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira, fruto de projeto elaborado pela equipe SEDUR e um convênio com o Governo do Estado, através da CAR; o início de novas obras estruturantes como: a requalificação de toda a área superior da Orla 1, e várias obras distribuídas nas sedes dos distritos, voltadas principalmente para pavimentação e construção de praças.

“Precisamos deixar claro que além do início das novas obras, estaremos focando também na conclusão das obras que já estão em andamento. É uma prioridade externada enfaticamente pelo prefeito Paulo Bomfim: obras iniciadas em 2019 serão todas entregues em 2020. Assim estamos mantendo um ritmo célere nas obras para cumprir a risca os cronogramas”, enfatiza Hemerson Guimarães.

Na visão do secretário, além da elaboração de projetos e execução de obras, também são fomentados pela gestão municipal o trabalho técnico social antes, durante e depois de cada obra realizada pela prefeitura. “Nossas equipes sociais trabalham para conseguir ‘virar uma chave’ na cabeça do juazeirense. Não adianta construirmos o Parque mais bonito, a Orla mais linda, reformamos a praça e executarmos o melhor tipo de asfalto, se o cidadãonão for receptivo, ele precisa entender e conhecer a função daquela obra, cuidar e preservar, pois só podemos melhorar e desenvolver nossa cidade com essa parceria fundamental”, observa o secretário.

Analisando de modo geral o ano em finalização, o prefeito Paulo Bomfim diz que 2019 foi muito produtivo, e que 2020 será tempo de focarno planejamento estratégico para que a população possa usufruir. “Quando fui eleito assumi o compromisso de trabalhar para fazer mais e melhor. E assim venho fazendo, amparado por uma equipe que entende o compromisso e trabalha junto para alcançarmos esse objetivo. É com orgulho e acima de tudo alegria que chego ao final de 2019 com mais de 200 obras inauguradas através do ‘Toda Sexta tem Obra’, mais de 100 obras em andamento, inúmeros projetos em andamento para início de novas obras e trabalhando para ampliar ainda mais esses números. Gratidão ao povo de Juazeiro, por nos dar esse voto de confiança para trabalhar e melhorar cada vez mais a vida de vocês”

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro