Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

SEDUR discute com comunidade a instituição de Comissão para acompanhar obras da Poligonal Urbana

ASCOM em 28/set/2017

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Lideranças comunitárias dos 12 bairros beneficiados com as obras de Intervenção da Poligonal Urbana estiveram reunidas nesta quinta-feira (28), com a equipe técnica e social da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) para conhecer e discutir o projeto que vai instituir a Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO).

Durante a reunião foram apresentadas aos participantes as funções que devem ser desempenhadas pela Comissão e sua importância para o bom andamento das obras. “Hoje o nosso objetivo é fazer com que os comunitários conheçam a CAO e propor o início dos trabalhos. Estamos articulando para que a primeira grande reunião aconteça no dia 11 de outubro, na Praça da Juventude, onde serão lançadas as chapas para concorrer na eleição dos membros que irão compor a Comissão em cada bairro”, explica a diretora social da SEDUR, Graciele Gomes.

Segundo a diretora social, a formação da CAO acontecerá nos 12 bairros da Poligonal, onde 3 representantes de cada bairro serão escolhidos, obedecendo o mesmo formato de uma eleição para presidência de associação de bairro. “Essas comissões irão nos auxiliar no acompanhamento das obras, relacionar e apontar os transtornos que acontecem, o que precisa ser corrigido. Periodicamente acontecerão as reuniões com essas comissões para avaliar o andamento das obras e melhorar ou mudar o que for necessário”, acrescentou Graciele Gomes.

Noélia Pires é coordenadora do Clube de Mães do bairro Argemiro e representou os comunitários do bairro onde mora. Para ela a participação da comunidade no processo de gestão das obras em andamento na Poligonal Urbana só vai otimizar o processo. “O fato de estarmos presente no dia a dia da obra, acompanhando, relacionando as pendências e falhas para levar ao conhecimento da equipe que é responsável pela execução e fiscalização da obra, só tende a somar e melhorar o andamento”, disse a comunitária.

Para Antônio Soares, presidente da Associação de Moradores do bairro Antônio Conselheiro, a instituição da CAO vai promover um estreitamento na relação entre executores da obra e comunidade.  “A formação da Comissão vai criar um elo, onde a comunidade vai participar ativamente acompanhando, fiscalizando e opinando. É com muita alegria que participamos desse processo democrático em prol do bem comum de toda comunidade”, destacou Antonio Soares.

Francisco Odécio, o popular Chico Bito, presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores e Entidades afins (FMAMEAJ) também participou da reunião. Para ele a realização periódica de reuniões com os comunitários é bastante salutar. “Essa é uma intervenção que tem como foco principal a inclusão social igualitária, então tem que ter a participação da comunidade e principalmente dos líderes comunitários, pois eles são os responsáveis em levar a informação a toda a comunidade”, declarou Chico Bito.

“Nosso propósito agora, alem de manter o ritmo das obras na área da Poligonal Urbana, é também convocar todas as lideranças comunitárias dos 12 bairros que estão sendo beneficiados, para que levem a mensagem passada hoje na reunião para toda a comunidade e organizem as chapas que tem a pretensão de concorrer a uma vaga na CAO, para que na próxima reunião possamos dar andamento a esse processo que só vai potencializar o bom andamento da Intervenção na Poligonal Urbana”. Pontuou o Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Alves.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro