Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

SEDUC reúne dezenas de pessoas no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência em Juazeir

ASCOM em 25/set/2018

Emanuelle Lustosa/ SEDUC

Em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC reuniu centenas de alunos, professores, pais e a comunidade na 7ª edição da Mostra da Educação Inclusiva, na Praça 15 de Julho, em Juazeiro.

De acordo com a gerente do NAPSI da SEDUC, Luzinete Helena, o objetivo da mostra é proporcionar às escolas e comunidade um momento de troca de experiências e demonstrar os trabalhos e avanços da Educação Inclusiva. “Quero parabenizar e agradecer aos alunos, gestores, professores, pais que mostraram um pouco da nossa vivência na escola e os resultados deste trabalho lindo que desenvolvemos na Educação Inclusiva e que tem beneficiado mais de 500 alunos nas escolas municipais”, evidenciou.

As escolas realizaram uma exposição de trabalhos e materiais produzidos em sala de aula e apresentações de dança, música e teatro abordando a temática. As professoras de Atendimento Educacional Especializado – AEE apresentaram a peça teatral ‘A Primavera da Lagarta’, evidenciando a importância de respeitar as diferenças entre as pessoas.

A professora de AEE, Anísia Damasceno contou que a Escola Guiomar Lustosa trouxe para a exposição os materiais produzidos pelo Projeto Libras – desenvolvido na unidade, que atende 18 alunos com deficiência. “É um trabalho muito gratificante. Percebemos diariamente os avanços dos alunos e é muito importante trazer para as pessoas conhecerem um pouco do que desenvolvemos em sala de aula, demonstrando os resultados significativos na aprendizagem dos alunos com deficiência. A Rede Municipal está de parabéns pelo trabalho da Educação Inclusiva”, ressaltou.

Milton Carvalho, que é cego e revisor de textos em Braile da Univasf, disse que esse evento expõe para a sociedade as possibilidades em relação às pessoas com deficiência. “Infelizmente a deficiência ainda é vista como algo limitador, incapacitante e este evento vem para mostrar à sociedade as possibilidades e potencialidades das crianças e das pessoas com deficiência. Eu sou independente, ando sempre sozinho e uso também o cão guia, que é uma ferramenta para ajudar na minha mobilidade, além de ser um companheiro diário. Quero parabenizar a SEDUC pelo trabalho na Educação Inclusiva”, destacou.

A presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Emanuela Mariano falou da importância da data. “Este evento em praça pública evidencia o dia 21 de Setembro, que representa a luta das pessoas com deficiência, além de mostrar para a população o trabalho e os resultados da Educação Inclusiva nas escolas. Parabéns a Prefeitura e a SEDUC pelo excelente trabalho”, avaliou Emanuela.

Participaram do evento as escolas Santa Inês, 2 de Julho, Joca de Souza, Mandacaru e Maria Franca Pires. A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT)  também participou da programação, com a Trupe Eduké que apresentou o espetáculo ‘O Trânsito Maluco’, dentro das atividades da Semana Nacional de Trânsito

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro