Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Seduc realiza formação para professores de AEE na Semana da Pessoa com Deficiência

ASCOM em 23/ago/2018

Ascom/SEDUC

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, participaram nesta quinta-feira (23) da Formação sobre Audiodescrição, com o revisor de textos em Braille Milton Carvalho. O evento, realizado pela Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), através do Núcleo de Atendimento Psicossocial – NAPS aconteceu no auditório da secretaria.

Durante a palestra, Milton explicou que a audiodescrição é uma ferramenta narrativa que transmite informações compreendidas visualmente para deficientes visuais como, por exemplo, expressões faciais e corporais, ambiente, figurinos, efeitos especiais etc. Ela é frequentemente usada pela televisão, cinema e outros meios de comunicação.

“A audiodescrição descreve imagens através das palavras em áudio, facilitando assim a rotina das pessoas que possuem deficiência visual, além de despertar os profissionais de inclusão sobre a importância dessa ferramenta no espaço escolar. Os professores precisam conhecer o quanto ela é necessária no campo da Educação, dar oportunidade aos alunos ter acesso aos conteúdos de forma plena”, explicou o palestrante. Milton é deficiente visual e realiza formações para profissionais de inclusão em vários eventos na região, através do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI), órgão responsável por difundir as questões de inclusão e necessidades das pessoas que possuem deficiência da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Nas salas de aula, essa ferramenta facilita o aprendizado de deficientes visuais e é extremamente necessária, porém pouco usual. A professora de Braille do Colégio Paulo VI Érika Alves, que também é deficiência visual, disse que a formação foi fundamental para os professores conhecerem a ferramenta. “É louvável essa experiência para nós, conhecer os benefícios e a importância da audiodescrição para a aprendizagem dos nossos alunos cegos”, avaliou.

De acordo com a gerente do NAPS Luzinete Helena, a formação foi enriquecedora para os professores de AEE. “A audiodescrição é algo novo e essa palestra com o profissional Milton é uma oportunidade ímpar para melhorar o desempenho dos professores da rede no atendimento educacional especializado”, concluiu.

De 21 a 28 de agosto as escolas municipais de Juazeiro estão realizando uma extensa programação da Semana da Pessoa com Deficiência, com diversas atividades: gincana inclusiva, dinâmicas, oficina de libra, mostra cultural, palestras, com a participação dos alunos, pais e a comunidade escolar.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro