Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

SEDUC realiza formação para merendeiras da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro

ASCOM em 23/mar/2018

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

A equipe de nutricionista da Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro – SEDUC realizou nesta quinta-feira (22), a 1ª Formação de Merendeiras de 2018, no auditório da secretaria.

Mais de 150 merendeiras aprenderam sobre aspectos relacionados à higiene e manipulação correta dos alimentos, orientações sobre limpeza e armazenamento correto dos gêneros alimentícios, elaboração de cardápio, preparo e conservação dos alimentos, distribuição da alimentação, segurança, dentre outras informações que foram transmitidas de forma clara, ilustrativa e com vídeos demonstrando a parte prática.

De acordo com a nutricionista da SEDUC, Ilce Eulália a formação tem o objetivo de orientar as merendeiras para que possam oferecer aos alunos refeições preparadas adequadamente, saborosas, variadas, balanceadas, atrativas e sem apresentar riscos à saúde. “Anualmente realizamos duas formações com as merendeiras da Rede, dessa maneira elas ficam mais preparadas para cumprir o cardápio elaborado, bem como trabalhar com mais higiene e cuidado na manipulação de alimentos”, pontuou a nutricionista.

“Há mais de nove anos trabalho na Rede, e gosto muito da minha profissão. Preparo todos os dias com muito amor e carinho o almoço e o lanche dos alunos. Essas formações são muito importantes, nos ajuda a tirar dúvidas e sempre aprendemos coisas novas. Tive a oportunidade de gravar um vídeo com a nutricionista Ilce, onde ela ensinou a preparar o mingau para crianças saudáveis, diabéticas e com intolerância a lactose”, avaliou a merendeira da EMEI Nailde Costa, Isabel da Silva.

A alimentação escolar é um instrumento eficaz para a recuperação dos hábitos alimentares adequados e a promoção da segurança alimentar nas escolas. “Capacitar merendeiras é de fundamental importância, uma vez que estamos oportunizando uma alimentação mais adequada para os alunos do ponto de vista higiênico-sanitário, além de melhorar a qualidade nutricional das refeições oferecidas nas escolas. Promover bons hábitos alimentares nas escolas é trabalhar também a favor de melhor aprendizagem, pois o aluno bem alimentado mostra um potencial maior, e a SEDUC tem trabalhado muito nesse sentido”, concluiu a nutricionista, Mônica Carvalho.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro