Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

SEDES promove atividades educativas e recreativas nas casas de acolhimento Rosa Menina e Messe de Amor

ASCOM em 21/jul/2020

Mayane Santos – Ascom PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), iniciou nesta segunda-feira (20), através do programa Qualifica Mais, o cronograma de ações educativas e recreativas que serão realizadas nas casas Messe de Amor e Rosa Menina. Voltadas aos profissionais que atuam nas instituições, o projeto desenvolverá até o dia 29 de julho (quarta-feira), rodas de conversa, oficinas, contações de histórias e outras atividades lúdicas também às crianças e adolescentes acolhidas nesses espaços.

Os dois primeiros dias de atividades contaram com orientações sobre o cuidado físico e mental das profissionais que atuam nas casas de acolhimento. Com o tema ‘Cuidando do cuidador no enfrentamento aos desafios da pandemia’, foram apresentadas dicas de ginástica laboral para prevenção de lesões. “Também realizamos dinâmicas para diminuição do estresse e ansiedade, geralmente causados pela rotina, o que pode beneficiar diretamente na qualidade de vida delas”, explica a fisioterapeuta Jacqueline Cajuí.

Cozinheira da casa Rosa Menina há cinco anos, Sônia Maria afirma que é importante que essas ações sejam disponibilizadas tanto para as profissionais quanto às pessoas acolhidas. “Com as dicas que recebemos já me sinto bem melhor. E é algo que pode nos ajudar a ficar mais atentas no dia a dia. É bom para nós e para as crianças que estão aqui, desejo bastante que seja realizado mais vezes”, comentou. As instituições Rosa Menina e Messe de Amor acolhem, em Juazeiro, crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social.

O projeto está sendo desenvolvido pelo Qualifica Mais, programa da Prefeitura de Juazeiro voltado à capacitação profissional da população de baixa renda, através de cursos e oficinas. “Nesse contexto de pandemia, em que os cuidados com atividades presenciais precisam ser redobrados, temos priorizado ações destinadas aos servidores que atuam no município. Não só de capacitação, mas também de melhoria da qualidade de vida dos profissionais”, descreve a coordenadora do Qualifica Mais, Mirian Bernardo.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro