SEDES encerra atividades da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro (SEDES) encerrou, nesta quarta-feira (10), as atividades da Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência. A ação foi finalizada com rodas de conversa e a participação dos adolescentes atendidos pela SEDES, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros João Paulo II e Quidé.  

Iniciadas no dia 4 de fevereiro, as atividades tiveram como objetivo provocar reflexões e disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez precoce. “Assim como nas demais unidades do CRAS, nós fizemos uma roda de conversa com os adolescentes e algumas mães, abordando questões como a importância de prevenir a gravidez indesejada e as consequências de uma maternidade precoce”, conta a educadora social do CRAS João Paulo II, Jandilma Alencar de França Pereira, uma das facilitadoras da ação.  

De acordo com a educadora social, Irimeire Cintra, que também coordenou a atividade no João Paulo II, outra preocupação do CRAS foi incluir os pais no bate-papo. “Nós convidamos não apenas os adolescentes, mas também seus pais ou responsáveis, como uma maneira de estimular a abertura de um diálogo entre pais e filhos, pois abrindo esse espaço, além de reforçar o vínculo afetivo, os pais também vão poder orientar melhor seus filhos sobre as maneiras de prevenir uma gravidez precoce e sobre muitos outros temas”, avalia a educadora.    

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798, de 3 de janeiro de 2019, e em Juazeiro foi realizada com ações nas áreas de saúde e social. 

Texto: Eneida Trindade – Ascom/SEDES/PMJ

Share this post