Juazeiro/BA, 03 de dezembro de 2020


Covid-19

SEDES continua programação do Março Mulheres

ASCOM em 11/mar/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

Dentro da programação do ‘Março Mulheres’, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) foram realizadas mais atividades nos últimos dias. Um tornei de futebol e uma palestra sobre violência contra a mulher fizeram parte da programação.

O torneio de futsal feminino alusivo ao Dia Internacional da Mulher foi realizado no final de semana na quadra poliesportiva do Parque Fluvial, com a participação de diversas atletas em 4 equipes. O objetivo segundo os organizadores foi estimular a prática esportiva pelas mulheres, além de chamar a atenção para a cultura do machismo no futebol.

“A sociedade precisa compreender que lugar de mulher é onde ela quiser inclusive na prática esportiva de futebol e qualquer outra modalidade. Embora a cultura do machismo prevaleça nesses espaços, há grandes exemplos de atletas mulheres que orgulham o nosso país”, explicou Alice Cristtina, organizadora do evento que contou ainda com a apresentação da artista Layssa Santana, que animou o público com grandes sucessos da música brasileira.

Já nesta segunda-feira (11), a programação teve sequência com uma palestra no colégio Antonílio da França Cardoso. Abordando o tema do combate à violência contra a mulher as palestrantes Quitéria Lima (diretora de Mulheres) e Maria José (Presidente do Conselho da Mulher) informaram aos alunos e professores sobre questões como feminicídio, machismo e feminismo.

A professora Francielma Pereira agradeceu realização da ação para a escola. “É um tema pertinente com o qual temos certa dificuldade de trabalhar, principalmente, com os meninos. Então, é importante promover a conscientização sobre relacionamento abusivo e promover o empoderamento entre as meninas”, afirmou. Os alunos também aprovaram a iniciativa.

“Para mim foi muito esclarecedor, principalmente quanto ao feminicídio que infelizmente tem sido marcante em nosso país nos últimos dias”, destacou a aluna Camile Ribeiro. Para o aluno Weuller de Oliveira é necessário debater o tema no ambiente escolar. “Este é um assunto que precisa ser abordado, pois o machismo é estrutural em nossa sociedade. Palestras assim abrem a mente das pessoas influenciando de forma positiva. Essa bandeira precisa ser levantada em todas as escolas”, completou.

A programação segue durante todo o mês e trará ainda rodas de conversas, seminário de combate à violência doméstica e diversas palestras nos equipamentos públicos como CRAS, CREAS, CIAM e Casa do Bolsa Família.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro