Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Seculte lembra João Gilberto no dia de seu aniversário

ASCOM em 09/jun/2020

Carlos Humberto-Seculte

Nesta quarta-feira (10), o músico João Gilberto estaria aniversariando.  Falecido em 6 de julho de 2019 no Rio de Janeiro, cidade onde viveu seus últimos dias, deixou um vácuo na música universal. A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), da Prefeitura Municipal de Juazeiro, estará junto a familiares e amigos, nessa homenagem ao filho mais ilustre da cidade, que guardam na memória momentos históricos da personalidade marcante de João Gilberto Prado Pereira de Oliveira – nome que ganhou no batismo.

Inaugurado em 13 de julho de 2019, o Memorial João Gilberto é uma das primeiras homenagens do governo do prefeito Paulo Bomfim à memória do músico. Instalado na casa onde João nasceu, o espaço abriga acervo de fotos, discos, vídeos e documentários que contam um pouco da sua história, e recebe turistas e estudantes de escolas públicas e particulares interessados em conhecer detalhes da vida do filho de dona Patu.

O secretário de Cultura, Sérgio Fernandes, lembra que o juazeirense João Gilberto “foi o responsável por liderar uma revolução na música brasileira, ao criar o movimento intitulado Bossa Nova. Mesmo para aqueles que não são músicos, João Gilberto tornou a música brasileira respeitada nos maiores palcos do cenário artístico internacional”.

O Dias superintendente de cultura da Prefeitura de Juazeiro, Maurício Dias, apesar da diferença de idade, é um dos amigos que faz questão de cultivar o legado do pai da Bossa Nova e sonha com o dia em que Juazeiro conheça e reconheça a obra de João Gilberto.

“Depois de João Gilberto, tudo mudou na música brasileira. Numa época em que os vozeirões ditavam a moda, João inventou uma concepção harmônica, melódica e um canto que chegou a mexer no jazz americano. Ao lado de Tom Jobim, foi considerado um dos artistas mais geniais do Brasil até hoje. A despeito do que muitos pensam, João levava no coração a sua cidade, mas ele precisava do mundo para expandir a sua genialidade. Minha luta é para que a sua obra seja respeitada em sua terra natal. Ele se foi, mas deixou um legado muito grande em todas as partes do mundo”, enfatiza. O músico fará uma live nesta quarta-feira, Baseado em Bossa Nova em homenagem a João Gilberto, às 19h no Instagram.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro