Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

Secretário Tiano Felix visita Fazenda Special Fruit e debate Fenagri com empresário

ASCOM em 29/ago/2017

Lene Radina/ASCOM ADEAP

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, acompanhado da diretora de desenvolvimento econômico da ADEAP, Lilian Koshiyama, visitou na manhã desta terça-feira (29) a Fazenda Special Fruit, localizada na zona rural de Juazeiro.

Na ocasião, o titular da ADEAP conheceu as dependências da empresa – maior produtora e exportadora de uvas e mangas do Vale do São Francisco – e dialogou com o proprietário Suemi Koshiyama, sobre possíveis parcerias para realização XXVII Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI), que será realizada no mês julho de 2018, em Juazeiro.

A Special Fruit hoje conta com 240 ha de uva e 400 ha de manga e exporta 10 mil toneladas de manga e mais de 5 mil toneladas de uva todo ano. “Estamos visitando todos os setores da empresa e conhecendo as espécies de uva e manga aqui produzidas. Os procedimentos a que as frutas são submetidas, que vão desde a plantação até o resfriamento das frutas na câmara fria e por fim o processo de embalagem. A empresa é um grande destaque para a região do Vale do São Francisco”, observou Tiano.

Além de conhecer os setores da empresa, Tiano debateu com o proprietário Suemi Koshiyama, assuntos de grande importância para o setor agrícola da região, a exemplo da crise hídrica que tem afetado diretamente a agricultura irrigada do semiárido brasileiro. “A Agência Nacional das Águas – ANA, através da comissão gestora das águas do rio São Francisco conseguiu colocar a irrigação de Juazeiro e Petrolina como uma das prioridades no uso das águas do rio São Francisco, mas acredito que devemos unir esforços para conseguir buscar mais segurança para o uso da água. Esse é um debate que precisamos fortalecer”, observou Suemi.

O uso das águas do rio São Francisco e a crise hídrica serão temas debatidos durante a Fenagri 2018 como parte integrante da programação técnica cientifica do evento. Segundo Tiano, esse é o início de vários encontros para formatação da feira. “Além dos empresários também iremos nos reunir com produtores, instituições e órgãos ligados ao setor. Queremos ouvir sugestões de quem realmente entende e colocar em pauta assuntos relevantes para a agricultura do Vale, construindo assim um evento diferenciado e único”, destacou Tiano.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro