Juazeiro/BA, 04 de dezembro de 2020


Covid-19

Secretário Tiano Félix participa do I Encontro de Comercialização em Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar em Juazeiro

ASCOM em 03/ago/2018

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, participou nesta sexta-feira (03), no Grande Hotel em Juazeiro, do “I Encontro de Comercialização em Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar”. O evento que segue até sábado (04) e conta com a presença de representantes de 26 empreendimentos de toda a Bahia, tem como objetivo discutir a comercialização dos produtos da agricultura familiar no estado.

“Encontros dessa natureza têm acontecido com alguma frequência em outros municípios baianos. A ideia é fazer com que os produtos de todas as regiões do Estado circulem aqui e vice versa, proporcionando a troca de experiências e aproximando todos os empreendimentos nessa lógica da comercialização dos produtos. Vamos observar o que precisa melhorar na questão de pesquisas e demandas e o que precisa para introduzir tais produtos no mercado da região do Vale do São Francisco”, explicou Adilson Ribeiro dos Santos, presidente da Central da Caatinga.

O encontro é uma realização da Central da Caatinga e do projeto Bem Diverso e propõe possibilitar o intercâmbio entre as entidades envolvidas para avaliar as ações que estão dando certo e debater quais desafios para acessar novos mercados. De acordo com Walter Ney Dourado Rodrigues, presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Irecê (Copirece), o trabalho em rede com as cooperativas é de fundamental importância.

“Hoje a Copirece trabalha com vários produtos derivados de milho não transgênicos e em breve com produtos orgânicos. Essa interligação das cooperativas da Bahia onde uma vai trabalhar com o produto da outra é salutar, pois ajuda na melhoraria da qualidade do produto e na conquista de novos mercados. Estou bem satisfeito com todas as discussões levantadas hoje aqui”, observou.

Para o titular da ADEAP Tiano Felix, valorizar comercialmente os produtos ofertados pelas cooperativas é um dever de todos que primam pelo desenvolvimento econômico de sua região. “A nossa gestão tem trabalhado cada vez mais pelo crescimento econômico do nosso município e a agricultura familiar é a base fundamental para esse desenvolvimento. Hoje, além de outras pautas, estamos discutindo iniciativas de comercialização dos produtos da agricultura familiar em lojas próprias, centrais de distribuição e redes de comercialização. Um momento importante para agricultura familiar do nosso estado”, frisou.

No Estado da Bahia existem 29 cooperativas catalogadas que irão trabalhar em rede com o apoio da CAR. Estiveram presentes no encontro técnicos da SDR, CAR, IRPAA, Embrapa, Sebrae, representantes de cooperativas, empreendimentos da agricultura familiar, dentre outros.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro