Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Secretário Sérgio Fernandes comemora cumprimento de metas da Seculte em 2019

ASCOM em 19/dez/2019

Por Carlos Humberto / Seculte

Ao fazer um balanço à luz dos relatórios produzidos pelas áreas de eventos, cultura, turismo e esportes da sua pasta em 2019, o secretário Sérgio Fernandes, titular da Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), da Prefeitura Municipal de Juazeiro afirma que “apesar das dificuldades agravadas pelo cenário político nacional, conseguimos cumprir mais uma vez o calendário de atividades da nossa secretaria”.

Numa cidade com uma população prestes a alcançar a casa dos 250 mil habitantes, os trabalhos realizados pela secretaria chegaram à população dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário planejado no início do ano e se estendem até o 365º dia do ano, marcando conquistas memoráveis nas artes, nos esportes, no turismo e na cultura em geral. Entre elas, a 22ª edição do Festival Edésio Santos da Canção, intitulada ‘Dois Violões’, em homenagem a João Gilberto e José Willys (Neto), que ainda repercute nacionalmente graças ao status conquistado no meio artístico e cultural.

A indesejada morte de João Gilberto em julho desse ano encheu de tristeza o coração dos juazeirenses, mas ao mesmo tempo acendeu o orgulho de referenciá-lo como o gênio que foi. Dessa forma, a comunidade aplaudiu e aprovou a iniciativa da Prefeitura, através da Seculte, em inaugurar o Memorial João Gilberto, onde os visitantes podem conhecer e reviver um pouco da sua obra.

Ainda na área cultural e eventos, merecem destaque: o Carnaval, com prévias e escolhas do Rei, Rainhas e Princesas e a volta do desfile das tradicionais Escolas de Samba, além da tradicional Festa dos Vaqueiros e da consolidação do Festival Gastronômico como o maior do gênero na região. Eventos gospel levaram multidões às ruas da cidade e os sons da sanfona, da zabumba e do pandeiro, enriqueceram o forró das festas juninas nos bairros e nas quadrilhas de São João.

Investimentos foram feitos através de lançamentos de editais para promoção de espetáculos sacros, Festival de Teatro Wellington Monteclaro e o Bolsa Atleta. Datas comemorativas importantes não foram esquecidas como: aniversário da cidade, 80 anos de João Gilberto, Dia da Cultura e Poesia e Dia do Chorinho. Nesse âmbito, Juazeiro encampou campanhas nacionais tipo Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Negro.

Esportes – o município que tem na veia o talento para as práticas esportivas promoveu e sediou, ao longo do ano uma agenda diversificada de apresentações e competições locais, regionais e nacionais. O atletismo com a Corrida Tiradentinhos, Meia-Maratona Tiradentes, Projeto Reacione e Etapa de Triatlo; a Natação com o Circuito de Maratonas Aquáticas, Campeonato Baiano de Natação e Maratona Milton Bruno; o Ciclismo com as Etapas do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada e Ciclismo contra o relógio, e o Passeio Dia dos Pais; as Lutas Marciais com a Super Etapa do Campeonato Baiano de Judô e Copa Judô do Vale; a Etapa de Jogos Universitários da Bahia, com apresentação do Basquete 3×3, modalidade que vai integrar os Jogos Olímpicos do Japão no próximo ano, além das etapas de esporte e lazer na Orla Fluvial aos domingos.

Entre os esportes coletivos, integram o calendário municipal o Campeonato Juazeirense de Futebol, em parceria com a Liga Desportiva Juazeirense; a Copa Sertão de Futsal, em parceria com a Liga Juazeirense de Futsal; Etapas de Vôlei e Lazer e os Campeonatos Interbairros e Interdistrital, além de outros eventos em parceria com entidades que formam a nossa sociedade, como Governo do Estado, Sudesb, Sesi, Polícia Militar e Marinha do Brasil, entre outras.

Como acontece anualmente, antes que o último rojão atravesse o amanhecer do primeiro dia de 2020, o tradicional réveillon encerra o calendário de eventos organizado pela Seculte este ano. Finalizando, o secretário enfatiza que, “mesmo sem recursos sobrando no orçamento, os servidores da Seculte não desanimaram e mostrando espírito empreendedor realizaram as ações previstas dentro das políticas públicas do governo do prefeito Paulo Bomfim”.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro