Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

Secretário municipal participa de mesa redonda com discussão ambiental em Juazeiro

ASCOM em 06/jun/2017

Débora Sousa / SEMAURB

Na noite desta segunda-feira (05), o Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Agenor Souza, participou na Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus III Juazeiro de uma mesa redonda que teve como tema: Ações e questões do meio ambiente no Vale do São Francisco.

As discussões tiveram como foco os impactos do descarte incorreto dos resíduos sólidos e como isso afeta diretamente a vida dos seres vivos na terra. Alguns dados foram apresentados pelos componentes da mesa, a exemplo de uma empresa privada com sede em Petrolina que informou já ter sido realizado o acompanhamento do descarte correto de 40 milhões de toneladas de resíduos sólidos.

Pela Associação de Catadores os dados foram apresentados direcionados às cidades de Juazeiro, Curaçá e Jacobina: os materiais reciclados em Juazeiro no ano de 2016 somaram 300 toneladas, em Curaçá 240 toneladas e em Jacobina foram 1200 toneladas.

O Secretário Agenor Souza deu ênfase à remediação do lixão em Juazeiro – transformado em aterro sanitário e considerado grande ação ambiental e de saúde pública. A Lei Nº 12305 de 02 de agosto de 2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos a qual o município se adequou e hoje realiza o controle dos materiais inseridos no local.

“A mais de 60 famílias que antes viviam disputando o lixo com animais, hoje são catadores que reciclam grande parte dos resíduos. Essa é uma ação de médio e longo prazo que proporciona o equilíbrio ambiental. Agora precisamos enfatizar ainda mais a educação ambiental, orientar nossos familiares e amigos a separar o lixo e dar a destinação correta, pois só assim teremos um ambiente mais limpo”, explicou.

O encontro ainda contou com a participação de professores de universidades de Juazeiro e Petrolina, representantes de empresa privada que recolhem e acompanham até o destino final dos resíduos sólidos, representantes de Cooperativa e membro da Coelba falando sobre o Projeto de Arborização Urbana implantado em 2016 no bairro Cajueiro.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro