Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Secretário de Obras recebe alunos do Colégio Rotary Club

ASCOM em 29/maio/2017

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Alves, sempre aberto ao diálogo, recebeu na manhã desta segunda-feira, 29, em seu gabinete, representantes do 9º ano do Colégio Estadual Rotary Club, unidade escolar localizada no bairro Alto do Cruzeiro. O secretário apresentou aos estudantes os projetos desenvolvidos pelo município para urbanização e revitalização dos riachos urbanos.

De acordo com a professora que esteve acompanhando os alunos durante a visita, Rosana do Espírito Santo, os alunos estão coletando dados para compor um vídeo sobre o Riacho Macarrão, já que participam de um projeto interdisciplinar que este ano traz como tema o meio ambiente na comunidade em que a escola está localizada. “O projeto Produções Visuais Estudantis (Prove), é desenvolvido pela Secretaria de Educação buscando desenvolver o potencial educativo e artístico, por meio da criação de roteiros e de vídeos para a produção e diversificação de conhecimentos”, explicou a professora.

Rosana informou ainda que o Prove ocorre em 3 fases eliminatórias: a realização das mostras de vídeos escolares onde é escolhido o melhor para concorrer com as outras escolas; uma segunda etapa onde todas as escolas estaduais de Juazeiro  irão concorrer; e a mostra estadual de vídeos estudantis que é a última etapa.

Anderson Alves apresentou aos alunos os projetos em desenvolvimento na SEDUR relacionados aos Canais CAIC e Malhada da Areia. Questionado sobre o desenvolvimento de ações para a melhoria da atual situação dos riachos urbanos que foram transformados em canais de esgotos, o secretário Anderson Alves, falou sobre a principal obra da gestão que é o saneamento básico. “Desde a gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho que Juazeiro vem dando celeridade às obras de saneamento básico e na gestão de Paulo Bonfim chegaremos ao índice de 95%, alcançando esse índice, praticamente acabaremos com o problema de esgoto nos riachos urbanos, ai será o momento de discutirmos com a população o modelo mais viável de urbanização e revitalização”, destacou o secretário.

Para a estudante Laura Confatti, os conhecimentos adquiridos durante a produção do vídeo são enriquecedores.  “Tanto a visita hoje aqui a secretaria, como a comunidade, estão sendo de muita valia, pois descobri muitas informações que antes eu não sabia. Aprendi sobre algumas doenças que antes eu nem conhecia, aprendi sobre o tratamento de algumas delas e principalmente aprendi sobre a estrutura dos canais, sobre a falta de consciência do ser humano em preservar a limpeza dos mesmos e todos os problemas que tudo isso junto acabam acarretando”, disse a estudante.

Já o estudante Gabriel Ferreira considera além de enriquecedor, muito interessante. “Passamos a entender muita coisa que antes não entendíamos sobre o saneamento básico, sobre a questão ambiental, se é correto ou não cobrir os canais, o que é revitalização e urbanização. Finalizamos o trabalho e a visita com o nosso conhecimento ampliado”, registrou Gabriel.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro