Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Secretárias de Saúde de Juazeiro e Petrolina se reúnem para discussão dos fluxos no combate ao novo coronavírus

ASCOM em 13/mar/2020

Débora Sousa/SESAU

A secretária da Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro se reuniu nesta quinta-feira (12) com a secretária da Saúde de Petrolina Magnilde Albuquerque, acompanhadas pelas equipes de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária de cada cidade, além do sanitarista da Vigilância Epidemiológica do Núcleo Regional de Saúde da região Norte.  O encontro teve como objetivo a apresentação do fluxo elaborado por cada município para contingenciamento em caso de presença de paciente com o novo coronavírus na região.

Dentro do fluxo do município de Juazeiro, quando o paciente com suspeita do COVID 19 e classificado como verde, sem agravo, a orientação é o isolamento domiciliar e acompanhamento da equipe de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde. As orientações serão repassadas pela própria unidade de saúde. A orientação para os pacientes que cheguem a ser classificados como amarelo ou vermelho, com agravo, na primeira classificação, é que seja regulado para a unidade hospitalar do próprio município. Na segunda classificação, os pacientes deverão ser regulados para os hospitais referências nas capitais. Na Bahia, a referência é o Hospital Couto Maia. Em Pernambuco é o Hospital Oswaldo Cruz e o Correia Picanço.

Ficou definido que, neste primeiro momento, será elaborado um documento para as duas secretárias provocarem os dois estados no apoio às cidades de Juazeiro e Petrolina. “Foi um encontro enriquecedor, com troca de informações e alinhamento de fluxos. Estamos elaborando um documento e em breve vamos acionar os dois gestores municipais para buscar apoio juntos aos Estados. Este é um momento de unimos forças para trabalhar por um bem comum, a saúde de nossos munícipes”, concluiu a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro.

Para a secretária de Petrolina, Magnilde Albuquerque os planos são parecidos. “Nós vimos que temos planos parecidos. Juazeiro é a nossa cidade irmã, por isso achamos necessário solicitar esse momento com a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro. Nós queríamos saber desse plano de contingenciamento aqui de Juazeiro, apresentar o nosso e dentro das nossas dificuldades alinharmos, uma vez que estamos distantes das nossas capitais, informações e buscar resolver os problemas em nossa região”, explicou.

De acordo com Elder Coutinho, sanitarista da Vigilância Epidemiológica do Núcleo Regional de Saúde da Região Norte o encontro foi produtivo. “Precisávamos estreitar as relações, estamos em dois municípios que fazem fronteiras e precisamos alinhar as falas, as condutas e os fluxos. Em Juazeiro, nós estamos alinhando os fluxos com permanente comunicação junto à atenção básica do município, com a rede hospitalar e agora com esta reunião, ampliamos as discussões com Petrolina e também com o Estado de Pernambuco”, descreveu.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro