Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Secretária prestigia reabertura do terreiro IlÊ Abasy Iansã

ASCOM em 05/jun/2017

Por Fabiana Diniz/SEDES

A noite de sábado foi de muita alegria para os freqüentadores do terreiro Ilê de Abasy Iansã, localizado no bairro Quidé. A comunidade liderada pela Mãe de Santo Oiá Iansã, que sofreu ao ver o seu terreiro destruído dois anos atrás, comemorou a reabertura do espaço. A cerimônia contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, que representou o prefeito Paulo Bomfim, e equipes da secretaria que contribuíram para a reabertura.

Para a secretária Cida Gama, é importante que as pessoas possam respeitar as particularidades de cada um, sejam elas religiosas, de orientação sexual, de raça ou qualquer outra. “Infelizmente, ainda presenciamos atitudes preconceituosas no nosso dia a dia e com a religião não é diferente. Foi um momento triste a destruição do terreiro, mas hoje a comunidade pode comemorar essa reconstrução. Esperamos que agora o respeito prevaleça”, ressaltou a secretária.

A reabertura neste sábado foi comemorada pela comunidade. “Tivemos o apoio de muitos amigos, do Afoxé Filhos de Zaze, da prefeitura através da SEDES e conseguimos reerguer nosso terreiro. Nós nunca desistimos, lutamos e hoje só temos a festejar”, afirmou Gleide Santos, filha da mãe de santo.

Em 2015 o terreiro sofreu uma série de atentados, no mais grave foi registrado um apedrejamento e após esses ataques, frutos do preconceito religioso, a comunidade com apoio do poder público se mobilizou para realizar a reconstrução do lugar.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro