Juazeiro/BA, 25 de outubro de 2020


Covid-19

Secretária participa de seminário “Convivência Produtiva com a Seca” na Embrapa

ASCOM em 15/mar/2017

Lene Radina/ASCOM PMJ

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho acompanhada de sua equipe técnica participou nesta terça-feira (14), na Embrapa Semiárido em Petrolina, do seminário Convivência Produtiva com a Seca – Soluções tecnologicas e estratégias de ação. A proposta do evento foi discutir alternativas para produção vegetal e animal, mesmo nos períodos mais longos de estiagem.

O seminário foi voltado para técnicos, produtores rurais, instituições públicas, sociedade civil e prefeituras, governos e secretarias de agricultura dos estados e municípios que formam o semiárido. Na ocasião foram apresentados três painéis, que englobam temas como o cenário climático da seca prolongada e seus impactos no Bioma Caatinga, soluções tecnológicas e experiências produtivas na pecuária e gestão e uso da água na produção agropecuária. Especialistas da Embrapa e de instituições parceiras foram responsáveis pelas palestras.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Semiárido, José Nilton Moreira, o principal objetivo do seminário é abordar o cenário atual da seca no Sertão e discutir as maneiras viáveis de convivência com o semiárido nordestino. “A gente está vivendo uma época de seca que dizem ser a maior até agora e a Embrapa achou interessante promover uma discussão sobre isso. A proposta do seminário é mostrar que, mesmo com a seca, as pessoas conseguem viver”, disse.

Para a secretária Maraiza essas informações são muito importantes para minimizar os efeitos da seca e melhorar a vida do homem do campo. “Temos um potencial incrível e acredito que todas as informações colhidas nesse seminário irão proporcionar uma melhoria para os produtores que vivem no semiárido. Capacidade nós temos e com as orientações e informações corretas, acredito que todos só temos a ganhar”, afirmou.

As estratégias foram apresentadas tanto pelos pesquisadores e especialistas convidados como pelos próprios produtores acompanhados da assistência técnica adequada a cada realidade. Segundo o presidente da SUDENE, Marcelo Neves essa foi uma oportunidade de troca de ideias e iniciativas que possam ser colocadas em prática em épocas de seca mais intensa. O encontro também contou com a presença do diretor do INSA, Salomão Souza Medeiros, o chefe gera da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, os deputados estaduais, Odacy Amorim e Lucas Ramos, o vice-presidente da FAEB, Humeberto Miranda, dentre outros.

O seminário que acontece até esta quarta (15) será finalizado com discussões com todos os participantes, acerca das atitudes possíveis que podem ser tomadas para a convivência com a seca. Tudo será registrado e servirá como contribuição para políticas públicas e ações governamentais.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro