Juazeiro/BA, 30 de outubro de 2020


Covid-19

Secretária participa de reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica

ASCOM em 23/mar/2017

Por Fabiana Diniz/SEDIS

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, participou na tarde desta quarta-feira (22) na sede da Pastoral da Mulher em Juazeiro da 6ª reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica. Estiveram presentes representantes do Ministério Público, da Polícia Civil, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, da Ronda Maria da Penha, Conselho Municipal da Mulher e Clube de Mães.

As reuniões da Rede têm o objetivo de colher informações concretas sobre a situação atual e demandar ideias para enfrentamento do problema. Na ocasião, o procurador do Município, Eduardo José, representou o prefeito Paulo Bomfim.

Durante a reunião, o promotor de Justiça, Samuel Luna, apresentou números da violência doméstica em Juazeiro nos dois primeiros meses do ano. “Esse relatório foi elaborado a partir de entrevistas pessoais das vítimas da violência doméstica em Juazeiro. Os dados ainda nos surpreendem, mas precisamos discutir a questão”, afirmou. Nos meses pesquisados foram registrados 118 casos de violência doméstica. Segundo o promotor, o trabalho que vem sendo feito pela Rede reflete a realidade do município. “Acredito ser esse um trabalho de grande relevância na nossa cidade, daqui já saíram frutos importantes para o combate a esse tipo de violência, já que não basta apenas identificar o problema, mas principalmente, enfrentá-lo”, completou.

O procurador Eduardo José falou sobre o desejo do prefeito Paulo Bomfim de fazer parte desse processo. “O prefeito coloca como umas das prioridades da sua gestão a questão da violência contra a mulher. As coisas só andam dessa forma, de maneira interligada como está sendo feito através dessa Rede. Esse é um trabalho que nos permite tratar o problema identificado e o prefeito quer estar próximo”, afirmou.

A secretária Cida Gama declarou estar disponível para contribuir com as atividades da Rede. “Hoje temos uma secretaria voltada para a mulher que busca priorizá-la desde os projetos sociais até os serviços mais básicos. Sem dúvidas este é um trabalho do qual queremos fazer parte e contribuir com o que estiver ao nosso alcance”, ressaltou.

As reuniões da Rede acontecem em espaços físicos diversificados, na sede de cada órgão, como forma de rodízio, tendo como objetivo o engajamento de todos os participantes. A próxima reunião acontecerá no dia 27 de abril às 14h, na Vara de Violência Doméstica em Juazeiro.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro