Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Secretária participa de reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Juazeiro

ASCOM em 25/jul/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama, participou nesta quarta-feira (24) na Vara da Justiça pela Paz em Casa de mais uma reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica. A reunião teve o objetivo de apresentar para os integrantes da Rede, o fluxo de funcionamento da Casa Abrigo para Mulheres Vítima de Violência e contou com a presença da representante da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Sandla Barros.

Durante a reunião foi explicado o processo de regionalização da casas e como são feitos os encaminhamentos. “Um passo importante é apresentar o serviço para os componentes da rede para que todos possam conhecer seu funcionamento. Já fizemos isso em Itabuna e esta semana estamos em Juazeiro realizando este trabalho”, pontuou falando ainda sobre a importância do bom funcionamento das casas e completa dizendo que “é essencial entendermos que a questão da violência é multifatorial e não podemos julgar essas mulheres colocando nossos valores acima. A mulher vítima de violência e em perigo iminente de morte vai entrar na casa quantas vezes forem necessárias”, completou.

A Casa Abrigo oferece à mulher vítima de violência doméstica um serviço de abrigamento com caráter sigiloso e temporário de até 180 dias, indicado para casos gravíssimos em que a vida da mulher é ameaçada pela convivência com o agressor, tornando necessário o seu afastamento imediato, com corte de todo e qualquer contato, até a resolução das suas demandas. As vítimas recebem proteção integral incluindo moradia, alimentação, vestuário, apoio pedagógico, atenção à saúde e acompanhamento psicossocial e jurídico.

Para a secretária Cida Gama a Rede teve um papel importante na vinda da Casa Abrigo para Juazeiro. “A responsabilidade é grande e o município aceitou pactuar a casa abrigo porque sabe que tem uma rede fortalecida com quem pode contar. Então, montamos a melhor equipe e pensamos na melhor estrutura para atender a essas mulheres. Agradecemos sempre ao apoio do Estado nessa missão e nosso desejo é sempre desenvolver o melhor trabalho possível”, completou.

Também estiveram presentes na reunião representantes do Ministério Público, da Polícia Civil, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, da Ronda Maria da Penha, além da presidente do Conselho da Mulher, Katússia Almeida.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro