Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Secretária participa das discussões para o Plano de Desenvolvimento Integrado PDI da Bahia 2035

ASCOM em 28/jun/2017

Lene Radina/ADEAP

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, acompanhada do superintendente de Agricultura da ADEAP, Jefferson Gonçalves participaram nesta terça-feira (27), na sede do SETAF em Juazeiro, de reunião para discutir políticas públicas voltadas ao setor de agricultura, pecuária e desenvolvimento econômico para os municípios que compõe o Território Sertão do São Francisco.

O encontro que reuniu representantes do governo do estado, universidades e instituições teve como proposta articular a realização de uma conferência, no mês de agosto, para apresentar o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) da Bahia 2035, “um instrumento que deverá ser levado em consideração para a construção dos demais planos, pois irá contemplar todo o Estado e envolver todas as secretarias na sua elaboração. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CODES) vem se reunindo com os diversos segmentos da sociedade para discutir e informar todas as particularidades desse plano”, explicou Jonas Paulo, coordenador do CODES.

O PDI é um plano de governo com visão a longo prazo, até 2035, e tem o propósito de unir governo e sociedade. “Com a sua construção, o empresariado sente-se mais seguro para investir na Bahia, pois sabe o que irá encontrar em anos posteriores, um cenário definido e um ambiente de negócios favorável para investir”, observou Jonas.

De acordo com Felipe Silva, representante do IRPAA, o encontro também teve o objetivo de discutir e alinhar os encaminhamentos referentes à política de desenvolvimento territorial da Bahia. “Trazer um olhar para o nosso território a partir do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PTDS) que está em fase de conclusão e que expressa o olhar das organizações sociais, da sociedade civil e do poder público sobre o território. São demandas referentes à organização social, questões fluviais, de infraestrutura e de saúde”, explicou, informando que “o PTDS ajudará a organizar o pensar a politica pública, desde o planejamento a partir da identificação dos problemas até a sua avaliação a partir dos bons resultados”.

A ação que inicialmente envolverá o território de identidade Sertão do São Francisco será estendido para o território Piemonte Norte do Itapicuru, dentre outros.

“O trabalho vem sendo construído há um tempo com o intuito de desenvolver a promoção e inclusão social de seguimentos que historicamente foram desprivilegiados e desfavorecidos. Uma ação que envolve o governo estadual e municipal, entidades civis, órgãos e instituições voltadas ao setor. A ideia é que possamos sentar com o empresariado e as organizações da sociedade civil para pensar ações que possam promover o desenvolvimento social”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho, afirmando que através do seminário o plano possibilitará um trabalho de análise swot ou ‘fofa’, “uma ferramenta utilizada para fazer análise de todo o cenário, onde será avaliado as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que envolvem o contexto de desenvolvimento econômico de uma região”.

Ao final do encontro, ficou acordado que no dia 11 de julho, será realizada reunião com empresários locais para transmitir as informações já debatidas e alinhar os detalhes para o seminário que acontecerá em agosto.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro