Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria Municipal da Saúde realiza 1º Encontro de Amamentação no Hospital Materno Infantil em Juazeiro

ASCOM em 30/jul/2018

Débora Sousa/SESAU

Voltado ao atendimento e necessidade física da criança, acontece a partir de quarta-feira (1º/08) em Juazeiro o 1º Encontro de Amamentação do Hospital Materno Infantil (HMI). A programação no município acontece dentro da Semana Mundial de Amamentação e o evento seguirá até o dia 08 no HMI.

Com o tema ‘Amamentação: O Alicerce da Vida’, o evento tem como objetivo informar  sobre como a amamentação está ligada à boa nutrição e segurança alimentar, além de vincular a amamentação dentro da agenda de nutrição, segurança alimentar, envolver e motivar ações para promover a amamentação como parte das estratégias de nutrição e redução das desigualdades.

A amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactentes. “O aleitamento materno é a primeira fonte de alimentação da criança, nele estão todas as fontes de vitaminas essências para crescimento forte e saudável do bebê. Devemos incentivar as mães a amamentar seus filhos exclusivamente até os seis primeiros meses com o leite materno. Muitos anticorpos são produzidos no organismo da criança nos primeiros dias de vida a partir do leito materno, além de ser uma maneira barata de alimentar a criança”, explicou a nutricionista Regina Brito.

A programação das ações no Hospital Materno Infantil conta com a abertura na quarta-feira (1º/08), com exposição de fotos das mulheres amamentando seus filhos ainda na maternidade; na quinta-feira (02), a partir das 9h30, dentro do Projeto Mãe Sertaneja acontecerá a visita das gestantes das Unidades Básicas de Saúde à maternidade onde participarão de uma roda de conversa com o tema: ‘Mitos e verdades sobre amamentação’.

Na sexta-feira (03), a partir das 14h acontecerá no auditório do HMI uma capacitação com as profissionais e parturientes intitulado: ‘Sensibilização à Amamentação’ será ministrada pela enfermeira Janaina Ferreira e a assistente aocial Aleide Batista. Na segunda-feira (06), a partir das 9h30 acontecerá uma capacitação com os profissionais da saúde também no auditório do HMI com o título: ‘A importância do papel da equipe de saúde no apoio e estimulo à Amamentação’. Às 19h no Hospital Materno Infantil serão realizadas atividades educativas para o incentivo do aleitamento materno exclusivo, ministrada pela médica Flávia Helena Cavalcante – Coordenadora do BIAMA com a presença de um grupo de estudantes da UNIVASF.

No dia 07, a partir das 14h será realizada outra capacitação com os profissionais da rede de saúde municipal com o tema: ‘Boas práticas em técnicas de aleitamento materno”, pela própria equipe do Hospital Materno Infantil. Encerrando as atividades dentro da semana mundial de amamentação, no dia 08, às 15h será realizado um ato público de amamentação e contará ainda com distribuição de brindes.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro