Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria Municipal da Saúde informa sobre início da Campanha contra a poliomielite e sarampo em Juazeiro

ASCOM em 02/ago/2018

Débora Sousa/ SESAU

O Ministério da Saúde lançou na última terça-feira (31) a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, tendo em vista o número alarmante de casos que estão ocorrendo, especificamente na região Norte do país. A Secretaria da Saúde do município segue com a campanha e as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município no período de 06 a 31 de agosto.

Na zona urbana as vacinas acontecem pela manhã e à tarde, mas na zona rural apenas no turno da manhã e no dia 18 de agosto acontece o dia D de mobilização nacional. A doença que esteve erradicada no Brasil – sem registro há 29 anos, voltou a ser um motivo de preocupação. Segundo o Ministério da Saúde, este ano já foram confirmados 822 casos de sarampo no Brasil, a maioria nos estados do Amazonas e Roraima.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda que pode ser transmitida através da fala, tosse e do espirro. Por ser considerada extremamente contagiosa, é importante manter o calendário de vacinação em dia, principalmente das crianças, uma vez que as complicações da doença são mais propícias em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Apesar do surto de sarampo registrado em algumas regiões brasileiras, nenhum caso foi confirmado em Juazeiro e não há registros de sarampo no município há mais de 10 anos. Apesar disso, a Secretaria da Saúde do Município convida a população para imunizar as crianças através da vacinação durante a campanha com objetivo de prevenir a doença.

A superintendente de Vigilância Sanitária do município Tatiane Malta, explica que mesmo com o calendário em dia os pais ou responsáveis devem levar as crianças para vacinar na unidade de saúde mais próxima de suas residências. “É importante lembrar que o Brasil corre o risco de voltar a ter uma epidemia de sarampo e de poliomielite. Temos que ter esse cuidado de imunizar nossas crianças para prevenir casos das doenças, inclusive com registro de mortes”, enfatiza Tatiane Malta.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro