Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Secretária discute implantação do Programa de Aquisição de Alimentos – Leite em Juazeiro

ASCOM em 07/mar/2017

Lene Radina/ ASCOM PMJ

A implantação do Programa de Aquisição de Alimento (PAA Leite) em Juazeiro, foi pauta de uma reunião nesta terça, 17, tendo como representações a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, a empresa Laticínio Bom Sabor, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) e a Cooperativa da Agropecuária Familiar de Juazeiro e Região (COOAFJUR).

O programa visa fomentar o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do setor leiteiro local, contribuindo para redução da vulnerabilidade social e a desnutrição infantil. Para o proprietário do laticínio Bom Sabor, Marcio Araújo o trabalho deve ser desenvolvido em conjunto com toda cadeia. “A comercialização do leite é um viés que dá sustentabilidade ao produtor e um dos papeis do Laticínio é beneficiar e armazenar esse leite de forma adequada. O PAA incentiva o consumo do leite e o desenvolvimento da cadeia”, disse.

O presidente da COOAFJUR, Emerson José da Silva (Mitu), informou que a cooperativa foi criada para dar suporte na comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar. “Acredito que o PAA Leite irá fortalecer o pequeno agricultor impulsionando a geração de renda e o abastecimento familiar com a distribuição gratuita de leite para as unidades recebedoras e familiares inscritas no CadÚnico com NIS”, informou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho falou da necessidade de fazer um novo convênio com o Governo do Estado via cooperativa e laticínio para inserir além do leite de vaca o leite de cabra no programa. “A região possui um grande potencial para a produção de leite de cabra, por esse motivo, vimos à necessidade de inclui-lo. Além dos produtores de Juazeiro, produtores de outros municípios poderão ser integrados no programa”, observou a secretária.

O PAA Leite beneficiará crianças de 2 a 7 anos matriculadas em creches e pré-escolas, gestantes, nutrizes, idosos com sessenta anos ou mais e povos e comunidades tradicionais. O Programa é fruto de convênio celebrado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o Governo do Estado da Bahia e tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor lácteo, por meio da geração de renda e da garantia de preço justo ao produto da agricultura familiar, auxiliando ao combate a insegurança alimentar.

“O programa contemplará os criadores com a devida Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), priorizando àqueles que produzam 30 litros de leite diariamente. Caso a cota não seja atendida, o produtor cadastrado poderá fornecer até 100 litros/dia”, explicou o superintendente de pecuária da secretaria, Jefferson Gonçalves.

Participaram das discussões o diretor de Pecuária do Município José Wilson Chaves (Chaveco), do superintendente de agricultura, Jefferson Gonçalves e do técnico da secretaria, Geraldo Araújo.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro