Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria de Saúde registra 195 atendimentos durante a Caravana da Saúde no Bairro Jardim Flórida

ASCOM em 09/maio/2018

Débora Sousa/ SESAU

Nesta quarta-feira (09), a Unidade Básica de Saúde Adália Joana de Oliveira no bairro Jardim Flórida recebeu a 118º edição da Caravana da Saúde – programa de governo que há mais de três anos tem reduzido as demandas reprimidas em consultas e realização de exames pela rede pública de saúde.

Com especialidades nas áreas de endocrinologia, cardiologia, ortopedia, odontologia, atendimento clínico, realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas foram contabilizados 195 atendimentos. Durante a Caravana os moradores puderam ainda realizar a atualização do cadastro da Bolsa Família – serviço oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), através da Estação Cidadania.

Uma usuária da unidade e que durante a caravana pôde realizar seus exames foi a aposentada Juciara Maria Moreira Souza. “Esse programa é um avanço nos serviços do município. É de utilidade pública e estamos vendo o Prefeito empenhado em melhorar o atendimento à saúde aqui em Juazeiro. Hoje eu vim fazer um eletrocardiograma e já vou passar pela cardiologista para mostrar o exame, muito prático e rápido”, explicou.

A dona de casa Verinalda Ferreira de Souza, também atendida na Caravana da Saúde disse porque está gostando dos atendimentos no bairro. “Fazemos os nossos procedimentos perto de casa e sem precisar ir ao centro. Acredito que muitas consultas e exames que estavam aqui, como o meu, serão realizados durante essa caravana”, pontuou.

Como médica e vice-prefeita, Drª Dulce Ribeiro está participando de todas as Caravanas no município com atendimento em sua especialidade que é a cardiologia e, além do atendimento está atenta às demandas e necessidades individuais dos pacientes. “O mais importante para trabalharmos nas UBS’s é a prática da medicina preventiva, pois podemos tratar doenças que são potencialmente graves e que têm complicações fatais como: hipertensão, diabetes, especialmente nesta unidade eu encontrei clientes jovens que foram encaminhados pela médica da unidade para uma avaliação. A medicina preventiva depende muito destes cuidados obtidos aqui na unidade de saúde, mas depende muito do interesse pessoal, com prática de atividade física, alimentação saudável, procurar manter o peso ideal”, concluiu.

Outra ação na Caravana da Saúde que chamou a atenção dos pacientes na unidade foi a presença da equipe de Educação para o Trânsito da Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT) que falou sobre a Campanha do Maio Amarelo, onde durante todo o mês estará com atividades na cidade trabalhando para reduzir os índices de acidentes no trânsito. “O Maio Amarelo, criado pela ONU, é uma campanha mundial e tem como objetivo reduzir acidentes no mundo. O amarelo significa atenção e com isso chama atenção para a vida e assim reduzirmos o número de acidentes. Hoje a cada 100 pacientes que estão nas unidades hospitales cerca de 80 são vitimas de acidentes e deste quantitativo mais de 80% são vitimas de motocicleta. A CSTT está buscando conscientizar as pessoas e assim garantir um trânsito seguro e saudável”, acrescentou o gerente de trânsito, Marcos Passos.  

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro