Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria de Saúde realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama dentro do Outubro Rosa em Juazeiro

ASCOM em 11/out/2019

Cássio Viana/ estagiário SESAU

A sala de triagem do Hospital materno-infantil de Juazeiro transformou-se nesta quinta-feira (10), em um espaço de troca de saberes sobre a prevenção ao câncer de mama e colo de útero. A ação integra a programação da campanha do Outubro Rosa da Secretaria de Saúde/SESAU, por meio do setor de humanização, em parceria com o Instituto Ivete Sangalo, que incentiva a participação social na prevenção do câncer de mama.

Muitas mulheres, mães e gestantes além dos acompanhantes participaram desse momento que foi um intercâmbio de saberes sobre a importância do auto cuidado. O público recebeu ainda materiais informativos sobre as doenças.

De acordo com a paciente e voluntária do Instituto Ivete Sangalo, Maria Senhora Santos da Silva, que já adquiriu câncer de mama e foi uma das primeiras pacientes do Instituto, essa ação é muito importante para a conscientização da prevenção contra o câncer de mama. “É muito gratificante compartilhar essa experiência com outras mulheres através das rodas de conversa para alertá-las sobre a importância prevenção do câncer e do diagnóstico precoce da doença. Isso é possível graças às novas tecnologias que detectam não só o câncer de mama, mas também o de colo de útero”, conta.

A programação se estende durante todo mês, nas salas de espera da maternidade e em alguns postos de saúde do município. A coordenadora de enfermagem da maternidade de Juazeiro, Valdirene Cunha, também aprova esse momento. “A importância dessas ações está no compartilhamento de informações sobre essas doenças para as mulheres que, por sua vez, acabam disseminando esses saberes para mães, amigas, vizinhas, etc. Esse movimento possibilita a educação dessas mulheres para a auto-avaliação, como também para auxiliar outras nesse processo”, afirma.

“Esse momento é de grande importância. A prevenção, na verdade, é melhor forma de pensar o combate da doença, pois quanto mais precoce o diagnóstico, mais a possibilidade de cura”, explicou a professora e paciente Fabiana dos Santos, que já faz pela segunda vez o exame de câncer de mama no Instituto.

Quem também reconheceu a importância dessa ação foi a agricultora Marileide Dias da Silva. “Eu sempre faço os exames porque é muito importante se prevenir e essas palestras ajudam muito nesse processo porque orienta as pessoas sobre as doenças e como se prevenir delas”, finalizou.

 

Programação:

21/10 – Humanização Auto Cuidado e distribuição de material informativo
Local: UBS Mandacaru I (8h)

29/10 – Oficina de Cuidado para as ASG + Café da manhã
Local: Centro de Saúde III – Angari (8h30 às 12h)

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro