Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Secretaria de Saúde realiza capacitação para enfermeiros e técnicos em enfermagem do Hospital Materno Infantil de Juazeiro

ASCOM em 19/abr/2018

Por Fabiana Diniz/SESAU

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (18) no Hospital Materno Infantil de Juazeiro uma capacitação envolvendo 49 profissionais, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem, nos turnos manhã e noite. O objetivo foi fortalecer o acolhimento através da Política de Humanização com foco na qualificação e na relação com o usuário.

Para os organizadores, o acolhimento é um dos principais responsáveis pela garantia da resolutividade dos atendimentos, já que neste momento é feita a classificação de risco. A capacitação passou para os profissionais a importância da agilidade no atendimento a partir da análise do grau de sofrimento e da necessidade do usuário, baseado em protocolo com a atenção necessária, centralizada no nível de complexidade e não mais na ordem de chegada.

Segundo a coordenadora de Enfermagem do hospital Waldirene Cunha, com a qualificação dos profissionais é possível humanizar o atendimento através de uma escuta qualificada. “Com a mulher grávida, por exemplo, que busca os serviços de emergência obstétrica, vamos classificar mediante o protocolo, as queixas da paciente identificando as necessidades imediatas garantindo que as queixas da gestante sejam sanadas no atendimento”, afirmou.

Ela destaca ainda a importância de a rede de atenção de saúde atuar de forma articulada à atenção básica, à maternidade e às demais redes assistenciais de saúde com vista à atenção integral. “O enfermeiro desempenha um papel fundamental, junto à equipe assistencial, na emergência obstétrica, devendo estar capacitado para exercer as atividades, inclusive as de maior complexidade. Essas capacitações vêm respaldar os conhecimentos científicos concretizados a partir da prática cotidiana, a fim de conduzir um atendimento com autoconfiança e segurança que beneficia prioritariamente os pacientes”, completou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro