Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria de Saúde realiza atividade voltada à saúde da pessoa idosa

ASCOM em 17/out/2017

Andréa Meireles/PMJ

Na manhã desta terça-feira (17), representantes da Secretaria de Saúde de Juazeiro realizaram uma atividade educativa na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mandacaru I, zona rural do município. Além de servir um café da manhã reforçado, a equipe realizou dinâmicas, fez a entrega da Carteira de Saúde da Pessoa Idosa e tirou as dúvidas dos participantes. A ação foi em alusão ao mês do idoso, celebrado em outubro.

Na ocasião, a superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde, Lorena Pesqueira, realizou uma dinâmica sobre coragem, contando com ampla participação dos ouvintes. “Também aproveitamos o momento para lembrar as ações do outubro rosa, que visam fortalecer a saúde da mulher, por meio do rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama”, ressalta.

O diretor técnico da Superintendência de Atenção Básica, Italo Ricelly, explicou a importância de manter a Carteira de Saúde da Pessoa Idosa atualizada. “É um documento que contém todas as informações com relação à marcação de consultas, vacinação e aferição de pressão, que deve ser preenchido pelas equipes de saúde da família, em toda consulta do paciente”, explica. Ele também orientou sobre alimentação, indicando tipos de alimentos que devem ser evitados, bem como a redução de açúcar, sal e de alimentos industrializados.

O aposentado Nilton Alves conta que gostou muito das informações recebidas. “Gostei muito de participar desse momento, é sempre importante ter acesso a este tipo de conhecimento, sempre temos algo para aprender. Eu descobri, por exemplo, que devo reduzir a quantidade de café que tomo”, conta.

Helena dos Santos concorda. “Gostei muito da atividade sobre coragem. Sou uma mulher guerreira, que criei meus sete filhos, tenho vários netos e bisnetos. A ação foi boa para elevar a autoestima da gente”, revela.

A ação também contou com a participação da vereadora Neguinha da Santa Casa, da diretora administrativa, Maria José, da gerente de humanização, Jussara Rêgo, e da gerente de Educação Permanente, Clenilda Ananias.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro