Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria de Saúde orienta sobre funcionamento de serviços para melhor atendimento da população

ASCOM em 18/mar/2019

Gardennia Garibalde/SESAU

Para otimizar a oferta dos atendimentos nas unidades que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) e integram a rede municipal de saúde em Juazeiro a Secretaria de Saúde (SESAU) esclarece à  comunidade como funcionam os serviços e principalmente quais as diferenças entre elas.

De acordo com a secretária de saúde Fabíola Ribeiro a orientação começa pela Atenção Básica, a porta de entrada preferencial do SUS. “As Unidades Básicas de Saúde (UBS), popularmente conhecidas como postos de saúde são locais onde o cidadão pode receber os atendimentos gratuitos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, além de odontologia, requisições de exames por equipes multiprofissionais e acesso a medicamentos”.

Ainda de acordo com a secretária é na UBS que o clínico geral também pode marcar consultas para procedimentos eletivos e exames mais específicos com especialistas da rede pública ou em clínicas credenciadas à Prefeitura. Já a UPA 24h tem como função reorganizar a urgência e a emergência dos hospitais do SUS. Essas unidades são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como em casos de vítimas de acidentes e problemas cardíacos.

“A UPA atende, sem a necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, uma grande parcela dos pacientes que a procura. Nessa unidade, o usuário é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas ou, se preciso, ser removido ao hospital de referência. Essa remoção é feita através da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), onde os profissionais das unidades realizam o preenchimento de necessidade de transferência de paciente e a CRIL regulamenta os leitos na rede credenciada”, destaca a secretária.

Segundo Fabíola, em Juazeiro como já anunciou o prefeito Paulo Bomfim, a busca por melhorias é constante, sempre com o objetivo de chegar pelo menos, próximo à perfeição. Só que são avanços que o usuário vai percebendo aos poucos, à medida que ele utiliza o serviço.

A secretária explica ainda, que existem detalhes que a população deve observar, para que esses avanços possam ser ainda maiores. Entre eles, a diferença para os atendimentos que são realizados na UPA 24h, Unidades Básicas de Saúde, e demais serviços.

“A intenção é que os usuários contribuam com a qualidade da atenção dada a eles, se dirigindo ao órgão correto quando precisar dos serviços de saúde. A maioria dos usuários que hoje procura a UPA 24h poderia ser atendida nas unidades de saúde fazendo o seu acompanhamento correto. A UPA hoje realiza 7,5 mil atendimentos mensais, cerca de 350 atendimentos por dia. O que queremos é que a população entenda que muitas vezes quando esse paciente precisa de um internamento, já passa a depender da regulação, de um leito no hospital. Com trabalho de conscientização, a prefeitura quer mudar essa realidade, já que se cada morador for direcionado à unidade correta, o serviço fica distribuído e dessa forma, a fila para o atendimento diminui em todas as unidades”, finalizou a secretária Fabíola Ribeiro.

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