Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria de Saúde orienta enfermeiros e técnicos para início de campanha de vacinação contra Influenza H1N1

ASCOM em 19/mar/2020

Por Fabiana Diniz/SESAU

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) reuniu nesta quinta-feira (19), no auditório do Centro de Saúde III, enfermeiros e técnicos das Unidades de Saúde de Juazeiro em um momento de orientação para início da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza H1N1, que este ano foi antecipada para a próxima segunda-feira (23). As equipes da sede e interior foram divididas em dois turnos para evitar aglomeração.

Durante o encontro, os profissionais puderam tirar dúvidas sobre público alvo, fases da campanha e contraindicações, entre outras. A coordenadora de Imunização, Juliana dos Santos, que conduziu a atividade, falou sobre a importância do momento. “Todos os enfermeiros e vacinadores precisam estar atualizados quanto à norma técnica oficial do Ministério da Saúde que norteia a campanha de vacinação anual. As campanhas muitas vezes mudam público alvo ou faixa etária e é uma rotina nossa nos reunirmos antes do início da vacinação para que essas informações sejam passadas e durante o processo tudo transcorra bem”, informou.

Para a técnica de enfermagem, Lucilene Silva, que atua na unidade do Tabuleiro, foi uma oportunidade de esclarecimentos. “As campanhas de vacinação sempre trazem algo novo todos os anos e é importante que estejamos atentos a essas mudanças. É fundamental que sejam realizados momentos como este para que a equipe receba junta a mesma informação e assim repasse para a população”, afirmou.

Este ano a campanha foi dividida em fases para evitar que um grande número de pessoas procure as unidades ao mesmo tempo. “Enfatizamos nesta ocasião para a equipe, que apenas o grupo da primeira fase vai ser atendido neste primeiro momento. Os demais grupos não devem procurar as unidades nesta primeira tapa para evitarmos aglomerações. As equipes estão orientadas a atenderem inicialmente apenas idosos e profissionais de saúde, conforme norteia o Ministério da Saúde”, destacou a coordenadora de Imunização.

Grupos que incluem adultos de 55 a 59 anos, crianças com mais seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas (45 dias após o parto), professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional serão vacinados nas demais etapas da campanha.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro