Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria de Saúde em dia D de vacinação imuniza público pertencente ao grupo prioritário em Juazeiro

ASCOM em 14/maio/2018

Débora Sousa/ SESAU

Neste sábado, 12, a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro cumprindo o calendário  nacional  do Ministério da Saúde realizou em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) o dia D de vacinação contra a influenza. A unidade escolhida para abertura foi a UBS do Quidé e reuniu grande público durante todo o dia, assim como nas demais unidades de saúde do município.

Com o objetivo de chamar a atenção das crianças, a unidade fez toda uma preparação com pula-pula, distribuição de doces e picolés, o medo da agulha e a vontade de se divertir  tirou a carinha de choro e se  transformou em sorriso e divertimento. Para a vendedora Andrea Santos o dia D proporcionou a ela a oportunidade de vacinar o filho. “Eu vim hoje vacinar o Arthur, durante a semana eu trabalho e não tem como vir até a unidade de saúde para vacinar, mas com essa oportunidade pude trazê-lo hoje”, expôs. “Trazer o filho é um sofrimento, fica chorando muito, principalmente quando entra na sala de vacina, mas depois chega aqui fora e vê toda essa diversão acha é bom e nós ainda também”, explicou Ângela Mayara Rodrigues. 

O grupo prioritário inicial para vacinar como preconiza o Ministério da Saúde inclui crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, professores em atividade, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

Outro público bem presente durante o dia de vacinação foram os idosos, a exemplo de Dona Ana Maria Macedo de 74 anos que afirma todo ano tomar a vacina. “Eu morava em São Paulo e há poucos meses me mudei para Juazeiro. Como soube que hoje era o dia de tomar a vacina eu vim, pois acho importante sempre me vacinar e ficar protegida”, explicou. “Eu sempre venho tomar vacina, acho muito importante ficar protegida contra qualquer doença inclusive da gripe, quando a gente adoece fica tão mole e não temos mais idade para ficar adoecendo assim não, por isso vou tomar a vacina”, relatou a aposentada de 72 anos, Carmelita Rodrigues.

Como servidora da saúde, a Secretária Fabíola Ribeiro aproveitou a dia D e também tomou a vacina na unidade. “O dia hoje foi de mobilização para que a população busque a UBS de seu bairro para imunização através da vacina. Eu ainda não tinha tomado a vacina, aproveitei o dia e já fiz a minha imunização. Lembramos mais uma vez que até o dia 1º de junho as pessoas pertencentes ao grupo prioritário podem estar buscando nas unidades a vacina e se protegerem”, pontuou. 

Em Juazeiro 30.500 doses da vacina contra a influenza já foram aplicadas, foram disponibilizadas para o dia D 8.500 doses e fechando um balanço das doses aplicadas no município cerca de 37% do grupo prioritário já foi vacinado. Para ser vacinado é importante levar o cartão de vacinas e o cartão do SUS.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro