Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Secretária de Saúde de Juazeiro vai ao município de Uauá em busca de apoio para implantação da Policlínica Regional

ASCOM em 19/dez/2017

Ascom/PMJ 

Buscando o apoio do legislativo e do executivo dos 10 municípios integrantes do Consórcio Sustentável do Território Sertão do São Francisco (Constesf) para a implantação da Policlínica Regional, um projeto do Governo do Estado, a secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, esteve nesta terça-feira, 19, no município de Uauá, a convite do executivo municipal, apresentando o funcionamento e a importância desse projeto para a população do interior do Estado.

A secretária que esteve acompanhada da Assessora de Planejamento, Ianni Almeida e da Superintendente de Atenção Especializada Cilene Duarte, expôs a vereadores, funcionários da saúde de Uauá e para a sociedade presente sobre o funcionamento da Policlínica e qual o papel dos municípios nesse projeto que trará para as cidades serviços de alta complexidade, descentralizando e regionalizando a saúde no Estado.

“Hoje o município de Juazeiro já recebe pacientes das cidades do nosso território, sobretudo pela nossa localização. A saúde pública no país passa por sérias dificuldades, por isso não tenho dúvida de que as policlínicas possibilitarão um maior acesso do usuário que vive nos municípios menores, principalmente por ofertar serviços de média e alta complexidade. Estamos aqui hoje em Uauá para mostrar aos gestores e à população o quanto esse projeto trará de benefícios para nossa região”, argumentou Fabíola Ribeiro.

Construídas com recursos 100% do governo baiano, as novas policlínicas têm o custeio dividido entre a administração estadual (40%) e os municípios que integram os Consórcios Regionais de Saúde (60%). Como não haverá atendimento por demanda espontânea, para utilizar seus serviços, o paciente precisará de um agendamento prévio feito através das Secretarias da Saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio.

“Outras cidades que já receberam a Policlínica apresentam uma melhoria no acesso a esses serviços tão complexos e de alto custo para municípios pequenos como o nosso. Acreditamos no apoio do legislativo para que Uauá também seja contemplado e queremos agradecer a atenção da equipe da Prefeitura de Juazeiro que se disponibilizou como município pólo, a vir aqui esclarecer todas as dúvidas da nossa população”, expôs a secretária de Saúde de Uauá, Aline Ribeiro.

O prefeito de Uauá, Lindomar Dantas, disse que há seis meses conseguiu com muito esforço oferecer a seus munícipes um centro de especialidades, mas que a participação do município na consolidação da Policlínica Regional trará um ganho muito maior para atender as demandas, otimizando assim os recursos locais.

“A questão fundamental hoje aqui apresentada é sensibilizar a sociedade uauaense, sensibilizar o poder público, especificamente a Câmara Municipal para que a gente dê atenção especial a essa lei autorizativa para Uauá participar dessa realidade, do contrário apenas haveremos de assistir a estrutura da policlínica funcionar em Juazeiro e não podermos participar. A pactuação é dizermos que estamos no jogo, que vamos saber quais as regras e saber como poderemos cada vez mais avançar nos serviços de alta complexidade ofertados”, colocou o prefeito de Uauá.

Vereador do município, Emerson Morais, agradeceu a presença da secretária de Saúde de Juazeiro e disse que aguarda que Uauá possa integrar esse projeto que só trará beneficio para a população. Já Benedito Reis, presidente do Conselho Municipal de Saúde externou seu apoio ao projeto das Policlínicas Regionais.

Representando o prefeito de Juazeiro, o chefe de Gabinete Vilmar Ferreira, disse que o Governo do Estado não tem medido esforços para melhorar a saúde pública e que as Policlínicas representarão mais qualidade de vida, de dignidade para a população do interior do Estado.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro