Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria de Saúde de Juazeiro realizará Dia D de prevenção a Sífilis

ASCOM em 05/jun/2018

Débora Sousa/ SESAU

Na semana de prevenção a Sífilis (04 a 09), a Secretaria de Saúde de Juazeiro realizará nesta quinta-feira, 07, nas unidades básicas de saúde (UBS) o Dia D que contará com diversas atividades e serviços de prevenção e tratamento da doença.  A Sífilis é caracterizada como uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que acontece através de relações sexuais sem camisinha e pode também passar de mãe para filho durante a gestação, chamada de Sífilis Congênita.

A doença geralmente se apresenta através de sintomas como o aparecimento de corrimentos, feridas e verrugas na área genital. A melhor maneira de prevenir é fazer uso correto do preservativo masculino ou feminino. Para as gestantes é fundamental realizar os procedimentos do pré-natal, bem como o acompanhamento dos parceiros nesse processo.

Na sífilis primária os sintomas desaparecem sozinhos e o paciente pode achar que está curado. Aí está o problema, pois fica como assintomático, mas depois de um a três anos ou mais anos ela pode retornar, mais grave (nesse caso já é considerado a sífilis secundária) onde se não diagnosticada e tratada também pode desaparecer os sintomas e depois de alguns anos retorna como sífilis terciária, esta já vem com problemas neurológicos, bem mais graves.

Para a Superintendente de Vigilância em Saúde do município Tatiane Malta, a ação tem como objetivo identificar e prevenir o agravo da doença. “A incidência de sífilis no mundo e no Brasil tem avançado com números bastante altos nos últimos 5 anos.  O objetivo da ação nesta quinta-feira é sensibilizar a população sobre práticas de prevenção, bem como sobre o acesso ao diagnóstico e tratamento. Ambos são totalmente gratuitos e oferecidos pelo SUS. O mais assustador é o crescimento de casos de sífilis congênita que traz repercussão para a vida da criança, seu desenvolvimento, prejudicando o indivíduo para o resto de sua vida. Alertar com relação ao pré-natal adequado, e o tratamento dos parceiros é o nosso maior objetivo nesse momento”, explicou.

O atendimento acontecerá nas 58 UBS do município que estarão funcionando das 07h:30min às 12h e das 13h às17h na zona urbana e na zona rural o atendimento será das 07:30h às 12h. Durante todo o dia serão realizados testes rápidos para diagnósticos de Sífilis Congênita, Hepatite B e C e HIV.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro