Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza ações em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

ASCOM em 23/mar/2017

Andrea Meireles/PMJ

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é comemorado nesta sexta-feira (24) e a Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio Núcleo de Vigilância Epidemiológica, irá realizar ações de conscientização nos centros de reabilitação para dependentes químicos do município (Ceprev, Crerj e Crecir). As atividades serão desenvolvidas em parceria com estudantes de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro (Fasj).

No ano de 2015, aqui no município foram notificados 59 novos casos de tuberculose. Uma redução em relação ao ano anterior, em que houve 76 notificações. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Paula Teles, o público alvo dessa ação foi escolhido pelo alto número de incidência da doença em pacientes usuários de drogas.

O objetivo da ação é alertar os grupos vulneráveis sobre a doença e, também, sobre a importância do diagnóstico precoce. Ainda durante a ação, serão feitas buscas para identificar se há pacientes com sintomas de tuberculose, que são: tosse persistente – às vezes acompanhadas por muco ou sangue; fraqueza ou cansaço; dor torácica; perda de peso; febre e sudorese noturna.

Paula Teles lembra que o diagnóstico precoce é importante para que seja possível tratar corretamente os casos de tuberculose. “O tratamento pode durar de seis meses a um ano. A medicação é gratuita, fornecida pelo SUS. O diagnóstico e acompanhamento são realizados nas unidades de saúde”, explica.

A atividade de conscientização começa às 8h, no Amanhã a partir das 08 na Clínica de Recuperação de Viciados (Ceprev), e a partir das 10h no Centro de Recuperação Esquadrão Resgate de Juazeiro (Crerj) e na Casa de Reabilitação Cidade Refúgio de Juazeiro (Crecir).

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro