Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Secretária de saúde de Juazeiro participa de seminário sobre aprimoramento de enfermagem obstétrica

ASCOM em 04/fev/2018

Débora  Sousa/  SESAU

Na tarde desta  sexta-feira,  02, a Secretária  de Saúde  do município de Juazeiro Fabíola Ribeiro,  participou  do seminário  de aprimoramento  da enfermagem  obstétrica  com  enfoque no componente parto e nascimento da rede cegonha em Pernambuco. O evento aconteceu  no auditório  do Hospital Dom Malan em Petrolina.

O encontro teve como  tema: A importância da enfermagem obstétrica na assistência ao parto e nascimento. Um dos pontos mais  importantes do encontro foi a discussão  sobre o parto humanizado, uma vez que a mulher é protagonista. O evento foi a culminância do encontro que aconteceu em Belo  Horizonte com as enfermeiras obstétricas. O evento foi realizado pelo Ministério  da Saúde junto com a rede cegonha.

Para a organizadora do seminário  em Petrolina, a enfermeira obstétrica, Lucivânia Costa, o encontro foi uma troca  de experiências. “O evento  é  muito  importante porque aqui temos médicos, enfermeiros, estudantes tanto das cidades de Petrolina e Juazeiro como das demais cidades  que compõem o Vale do São  Francisco. Esse é um assunto que precisamos debater mais, especialmente o parto humanizado. A hora é do bebê e a mãe sabe o momento certo. Precisamos repassar  isso cada dia mais e o papel da enfermeira obstétrica nesse momento  é  impar, ela acompanha no pré e pós parto” explicou.

Dentre as demais profissionais da saúde estava Valdirene Cunha,  Coordenadora de enfermagem da Maternidade Municipal de Juazeiro. Para ela momentos como este são  bem  significativos. “Esse evento foi um marco na enfermagem obstétrica, onde  vemos a união de inúmeros  profissionais, a troca  de informações que é de suma importância para o aprimoramento dos nossos trabalho. Essa junção  de atividades  com  Petrolina  é  sempre bem realizada, esperamos  continuar avançando ainda mais com a saúde da mulher e com  o parto humanizado” descreveu.

A Secretária  de Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro explica a importância  de eventos  como este  e a presença  da profissional  de enfermagem  obstétrica  durante  o parto. “Acreditamos na assistência  ao parto  humanizado, na presença  do profissional enfermeiro dentro do  cenário do parto. O município  de Juazeiro  vem investindo  ao longo dos anos no aprimoramento  desses profissionais. Hoje em nossa maternidade em média  85% dos partos são prestados pelos enfermeiros  obstetras e acreditamos  nesse profissional. A gestão do Prefeito  Paulo Bomfim tem valorizado a presença desses profissionais na sala do parto”, pontuou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro