Juazeiro/BA, 04 de dezembro de 2020


Covid-19

Secretária de Saúde de Juazeiro discute em audiência pública melhorias para a rede PEBA

ASCOM em 14/jun/2017

Andréa Meireles/PMJ 

Nesta terça-feira (13), no auditório do Sesc de Petrolina, foi realizada uma audiência pública onde se discutiu a situação da Rede de Saúde Interestadual- PEBA. A mesa foi mediada pela promotora de justiça, Ana Rúbia Torres. O evento contou com a participação efetiva do subsecretário de Saúde da Bahia, Adil José Duarte Filho, do secretário de Saúde de Pernambuco, José Iran, e das representações políticas dos 53 municípios que compõem a Rede, como a secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro.

Na ocasião, gestores, representantes da Rede, das unidades hospitalares e da Central de Regulação Interestadual de Leitos (Cril), apontaram as principais dificuldades enfrentadas e cobraram melhor financiamento. “É um momento forte para que a gente discuta essa rede de forma efetiva, e que a gente tenha possibilidade de melhorar os fluxos para minimizar os desgastes da saúde da população”, disse Fabíola Ribeiro.

Para o representante da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Adil Duarte, a rede PEBA é estratégica para os dois estados. “É importante defender esta parceria entre Pernambuco e Bahia. A Sesab está atenta e vem tentado rever a estruturação da parte que lhe cabe, para melhorar a sua capacidade de execução do serviço”, pontua.

O secretário de Saúde de Pernambuco, José Iran, destacou que a rede PEBA é um marco para o Ministério da Saúde. “É uma rede complexa e tem muitas coisas dentro dela que precisam ser reavaliadas e corrigidas, por isso estamos aqui hoje”, constata.

Após o amplo debate sobre as dificuldades que a Rede vem enfrentando, já no turno da tarde foi realizada uma reunião para propor encaminhamentos. Foi definido que as reuniões do Comitê Regional Interestadual (Crier) serão retomadas periodicamente, o regimento interno da rede também deve ser revisto, para que sejam feitos ajustes nos pontos que não estão funcionando como deveriam. Além disso, foram criados dois Grupos de Trabalho que irão discutir os traumas ortopédicos e oftalmológicos.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro