Juazeiro/BA, 02 de dezembro de 2020


Covid-19

Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas para Conselho Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores de Juazeiro

ASCOM em 04/abr/2018

Débora Sousa/ SESAU

Nesta terça-feira, 03, a Secretária da Saúde Fabíola Ribeiro apresentou para os conselheiros municipais de saúde e vereadores da cidade de Juazeiro a prestação de contas da Pasta do 3º quadrimestre do exercício de 2017. A primeira apresentação aconteceu no auditório da SESAU, onde a titular apresentou todo o cronograma juntamente com os gastos e investimentos que a secretaria teve no ano passado.

Inicialmente ela apresentou a parte técnica com o quadro de funcionários, locações, equipe médica, equipes em atendimento, números de postos de saúde. Em seguida apresentou todos os investimentos que estão sendo feitos na área da saúde. Explicou ainda qual o trabalho, responsabilidade e função de cada superintendência, a competência que cabe a cada um para realizar no município, o que entra de verba federal, estadual e a contrapartida do município.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado de caráter deliberativo e permanente, formado por prestadores de serviço, representantes do governo, profissionais da saúde e também usuários. A importância da atuação do Conselho Municipal é inestimável porque garante a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade. “Estamos atentos a todos os trabalhos desenvolvidos no município e cobramos também melhorias no atendimento prestado à população”, acrescentou Otaviano Alves Cajuí, Suplente do Conselho de Classes dos Dentistas.

À noite, atendendo ao disposto contido no Art. 36, inciso 5º da Lei Complementar 141/2012, a Secretaria da Saúde de Juazeiro apresentou em Audiência Pública perante a Câmara de Vereadores as metas fiscais realizadas até o 3º quadrimestre do exercício de 2017. A Secretária explicou aos parlamentares o trabalho desenvolvido pela secretaria, além de todos os avanços que aconteceram no ano de 2017, bem como o quadro técnico de funcionários e melhorias no Hospital Materno Infantil (HMI), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Unidades Básicas de Saúde (UBS), pontuando o que o município já avançou e continua fazendo para a melhoria na cidade.

Mesmo entendendo o empenho da secretaria na gestão do HMI, que atende a 53 da rede PEBA, os vereadores sugeriram uma intervenção com ampliação do prédio, de leitos, no número de profissionais que prestam serviços à unidade, bem como um atrativo para que mais médicos possam vir para Juazeiro e assim realizarem o atendimento à população. “Quero aqui agradecer a transparência por parte da administração pública e eu não tenho dúvidas que melhorar a saúde de Juazeiro é o pilar desse governo. É notório os avanços na atenção básica e mais na atenção especializada e de urgência da cidade”, acrescentou Allan Jones, médico, vereador e relator da comissão de saúde e meio ambiente da câmara.

A gestora da saúde apresentou os dados de atendimento na maternidade municipal que registrou 5.266 partos durante o ano de 2017 e apresentou também os partos já realizados de janeiro a março deste ano que já passam dos 1.400. Fabíola Ribeiro ouviu  atenta as colocações dos vereadores e afirmou estar ciente de todas as necessidades, mas complementou que é necessário mais recursos para que seja proporcionada uma maior qualidade na prestação de serviços.

“Hoje nós temos 63 equipes prestando atendimento em nossas 56 unidades de saúde da família, o que corresponde a uma equipe atendendo 3.520 pessoas, sendo um número regular com o que o Ministério da Saúde orienta. Sabemos que muito ainda tem que ser feito, mas também reconhecemos que os investimentos estão sendo feitos. Mesmo aos poucos, estamos conseguindo atender à população”, explicou Fabíola Ribeiro.

Acompanharam a Secretária a Superintendente de Atenção Primária Rosa Miguelino, Superintendente de Atenção Especializada Cilene Duarte, Superintendente de Vigilância em Saúde Tatiane Malta, Superintendente Administrativo Alfredo Gonçalves, Superintendente de Gestão de Pessoas Carla Lorena Pesqueira, Assessora de Planejamento Luciana Florintino e do Assessor Técnico Álvaro Pacheco.

 

 

 

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro