Sem categoria

Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano realiza mais capturas de abelhas em Juazeiro

A equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) de Juazeiro, em parceria com o grupo Abelha Viva, realizou 16 capturas de abelhas no mês de janeiro e nesses primeiros dias de fevereiro já somam 5 capturas.

Uma das mais recentes foi realizada no Estádio Adauto Moraes, atendendo a uma solicitação de urgência da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE). No local, as equipes encontraram três enxames escondidos numa caixa de isopor num depósito, dentro de uma parede e no sistema de som instalado numa torre de iluminação.

Outro chamado foi para retirar um enxame alojado na Praça Américo Tanuri, no bairro Piranga I. Nas duas situações a espécie encontrada foi a Apis Mellifera, popularmente conhecida como abelha africanizada ou abelha com ferrão, que costuma migrar para as áreas urbanas em busca de água e recursos florais.  Após a captura, os enxames foram levados para dois apiários localizados na comunidade do Rodeadouro e também no distrito de Carnaíba do Sertão, onde foi feita a soltura.

(Foto: Ascom/PMJ)

Cuidados

Lícia Regina Lopes, coordenadora do grupo Abelha Viva, faz um alerta à população. “A abelha africanizada é altamente defensiva e pode atacar, caso mexam no enxame. Se a população avistar um enxame o ideal é se afastar, não fazer barulho, nem atear fogo ou colocar fumaça. Em caso de ataque, não esprema o ferrão, apenas lave o local com água e sabão e procure imediatamente o atendimento de emergência. E não tente remover sozinho o enxame. Procure a SEMAURB, o Corpo de Bombeiros ou o grupo Abelha Viva para fazer a remoção”.

Como solicitar o serviço

A equipe de fiscalização ambiental da SEMAURB recebe uma média de 40 solicitações para esse tipo de serviço por mês. Para denunciar a presença de abelhas em logradouros públicos ou privados, basta procurar a SEMAURB, na Rua Oscar Ribeiro, s/n, no Centro de Juazeiro, ou através do telefone (74) 3612-3581.

Texto: Edísia Santos – Ascom/SEMAURB/PMJ

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Favor desabilitar para acessar a publicidade institucional do site.