Início Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro está implantando atendimento informatizado

Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano

12/02/2021 20h55 Atualizado há 3 anos atrás

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) de Juazeiro quer desburocratizar o atendimento ao público. Está em fase de implantação um sistema informatizado para facilitar o envio de documentação e tornar mais rápida a emissão de alvarás e certidões.

Atualmente para dar entrada em um alvará de funcionamento, conseguir o licenciamento ambiental ou emitir o documento de arrecadação municipal o contribuinte tem que ir pessoalmente à SEMAURB. Mas a intenção é que em breve esses serviços possam ser feitos diretamente pela internet sem precisar se deslocar até o prédio da secretaria. “Queremos cada vez mais oferecer um melhor atendimento à população. A ideia de implantar esse sistema informatizado é diminuir o tempo de tramitação dos processos e otimizar o atendimento ao público”, frisou o gestor da SEMAURB, Rubens Torres.

O portal com o sistema informatizado deve estar pronto no próximo mês. Na primeira fase, os serviços que o público vai poder requerer pela internet serão emissão de alvará de funcionamento, pedido de licenciamento ambiental, emissão de documento de arrecadação municipal, entre outros. “Quando o portal estiver funcionando, nosso intuito é que, através de um clique, o contribuinte possa enviar as documentações, acompanhar o andamento dos processos, tirar dúvidas por meio de um chat, tudo de forma virtual, para uma maior comodidade e evitar fila de espera”, explicou Ítalo Freire Júnior, representante da EZDA, empresa de planejamento e consultoria em informática, que é a responsável pela criação do sistema informatizado.

Por enquanto, o único canal virtual disponível para tirar dúvidas sobre prazos e andamento de requerimentos é através do e-mail: atend.websemaurb@juazeiro.ba.gov.br.

Texto: Edísia Santos – Ascom/SEMAURB/PMJ