Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Secretaria de Educação e Juventude promove ‘Encontro do Programa Busca Ativa Escolar’ em Juazeiro

ASCOM em 16/set/2019

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) realizou na última sexta-feira (13), o Encontro do Programa Busca Ativa Escolar, que é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a evasão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e os municípios.

De acordo com a gerente de Programas da SEDUC, Débora Coelho, no início deste ano foi montado um Comitê Intersetorial e os encontros de formação foram acontecendo com os técnicos verificadores e agentes comunitários, responsáveis pelo trabalho. “A rede municipal de ensino de Juazeiro já realiza esse trabalho desde 2014, através do Projeto Educação Nota 10. O Busca Ativa Escolar vem para fortalecer essas ações, contribuindo com dados que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam ainda mais para a inclusão escolar”, explicou.

Os encontros formativos reuniram representantes de diferentes áreas: Educação, Saúde, Assistência Social, das Pastorais da Criança, Mulher e Família, além do Planejamento. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (Smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

“Fizemos uma junção do Educação Nota 10 e o Busca Ativa porque as diretrizes são bem parecidas. As escolas fazem um acompanhamento diário dos alunos e quando identifica que estão faltando sem justificativa, é feita uma ligação para os pais ou responsável. Caso não retorne às aulas no prazo informado, a equipe faz uma visita na casa da família e conversa com os pais, evidenciando a importância da criança permanecer na escola. Precisamos de um apoio maior das equipes do Social e de outras instituições neste trabalho importante”, finalizou a gestora da Escola e EMEI Aprígio Duarte, Mariana Fonseca.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro