Juazeiro/BA, 23 de outubro de 2020


Covid-19

Secretária de Desenvolvimento Social participa de Audiência Pública sobre vulnerabilidade da infância

ASCOM em 09/dez/2019

Eneid

Representando o prefeito Paulo Bomfim, a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama, participou nesta segunda-feira (09/12), no Salão do Juri do Fórum Conselheiro Luiz Viana, de uma Audiência Pública que teve como objetivo discutir a vulnerabilidade da infância e a viabilidade da criação de um novo Conselho Tutelar para o município.

O evento, promovido pelo vereador Aníbal Araújo, contou com a participação de representantes da Vara da Infância e Juventude de Juazeiro, das Polícias Militar e Civil do Estado da Bahia, da Câmara de Vereadores, de diversos órgãos da gestão municipal, do Conselho Tutelar e demais Conselhos de direitos da Criança e do Adolescente.

“Esse momento foi pensado para discutirmos a criação de um novo Conselho Tutelar em Juazeiro, visto que a nossa população já passa de 200 mil habitantes e a orientação é ter um conselho a casa 100 mil. Além disso, aproveitamos também a presença de todas essas pessoas aqui para pedir que trabalhem juntos em favor do cuidado com as crianças e adolescentes”, disse o vereador Aníbal na abertura da Audiência.

O procurador Geral do Município, Eduardo Fernandes, ponderou sobre importância de uma avaliação mais criteriosa acerca da implantação de um novo conselho. “Essa é uma discussão muito válida, mas é importante também avaliar o Conselho que temos hoje. Ele consegue atender à demanda do município? E se não consegue, por que não consegue? Podemos resolver?”, pontuou, lembrando que para a criação de um novo conselho deve-se levar em consideração diversos fatores.

Durante sua participação, a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, ressaltou que a proteção às crianças e adolescentes não passa apenas pelo Conselho Tutelar, mas também por uma rede de proteção. “O prefeito Paulo Bomfim tem recomendado e nós buscamos os caminhos para que essa política aconteça de forma eficiente, com o uma rede de proteção estruturada, que conta com CRAS, CREAS, conselhos e outros órgãos que trabalham em conjunto para cuidar desse público, que é o nosso futuro”, disse a gestora, lembrando que o Conselho Tutelar é custeado com 100% de recursos próprios do município.

Em 2019, o Conselho Tutelar de Juazeiro realizou cerca de 1900 atendimentos.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro