Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro promove discussão sobre saúde LGBT

ASCOM em 05/ago/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a coordenação estadual LGBT realizou na última sexta-feira (05), no Terreiro Ilê Asé Omynkayodé, no bairro Palmares, um bate papo sobre saúde e direitos da população LGBT. O encontro faz parte da política estruturante da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social que tem o objetivo de articular e promover a construção de políticas que atendam às demandas apresentadas pela população LGBT em todo o estado.

O mediado por Gabriel Teixeira, coordenador estadual de Políticas LGBT que explicou o objetivo do encontro. “A ideia é fazer a interiorização das políticas públicas, pois acreditamos ser importante ocupar todos os espaços e, a partir dessas conversas, podermos fomentar a luta contra a LGBTfobia”, completou.

O supervisor de Políticas LGBT, Eduardo Rocha, pontuou algumas conquistas já alcançadas no município. “Através da SEDES temos feito parcerias importantes com outras secretarias, a exemplo da Secretaria de Saúde, onde desenvolvemos o grupo terapêutico Colorir. Além disso, o prefeito Paulo Bomfim assinou em 2017, em meio ao calendário do Maio da Diversidade, o decreto do nome social, um grande avanço pro município. Então, são estas conquistas coletivas que precisamos comemorar. Temos vários direitos sendo garantidos em Juazeiro e estamos lutando para melhorar ainda mais”, destacou.

Para o estudante de Serviço Social, Jorge Teixeira, foi um momento de aprendizado. “Foi importante, tanto pela troca de informações e experiências, quanto pelo local onde foi realizado o bate papo. Meu desejo é que tenhamos mais encontros assim onde possa ser promovida a quebra de preconceito e para que as pessoas percebam que qualquer religião pode encabeçar essa luta”, afirmou.

O representante do Terreiro, o Babalorixá Erivaldo Rosa, falou da emoção de poder receber a atividade. “Foi uma honra para todos do terreiro saber que fomos lembrados para sediar este bate papo e espero que todos possam de fato, se sentir, à vontade em nossa casa”, disse.

O bate papo contou ainda com a participação de representantes da Pastoral da Mulher, do Coletivo Rua e do Coletivo Mães pela Diversidade.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro