Juazeiro/BA, 22 de outubro de 2020


Covid-19

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária fortalece parceria com o Sebrae

ASCOM em 06/mar/2017

Lene Radina/ASCOM PMJ

Com o intuito de reafirmar parceria através de projetos que possam beneficiar o município, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho, acompanhada do diretor de pecuária da secretaria José Wilson Chaves (Chaveco), esteve nesta segunda-feira (16), na agência do Sebrae, reunida com o gerente Carlos Cointeiro e o analista Carlos Robério Araújo. Na ocasião os representantes do órgão falaram das dificuldades encontradas e avanços alcançados na área da agricultura e da pecuária em Juazeiro.

“Hoje nós possuímos uma força com o Programa Bioma Caatinga que há anos vem fomentando a cadeia da caprinovinocultura em todo o Território Sertão do São Francisco, através de estudos detalhados de cada região, além da parceria com a prefeitura na realização das feiras de caprinos e ovinos e da Expovale”, explicou Robério Araújo.

Para o gerente do Sebrae, Carlos Cointeiro esse é o momento de começar alavancar projetos estruturantes com apoio das três esferas governamentais através de políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento do município como um todo. A agricultura familiar é um dos pontos chaves dessa discussão. “Precisamos organizar os produtos da agricultura familiar, certificados para comercialização e quem são os possíveis fornecedores. Precisamos focar em resultados”, afirmou.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho, o município teve um grande avanço na gestão do prefeito Isaac Carvalho com o setor do desenvolvimento econômico. “Agora vamos trabalhar, aproveitando esse bom momento para envolver a agricultura e a pecuária. Eu vejo um potencial maravilhoso na área de caprinos e ovinos, mas acredito que eles estão vinculados à agricultura. Temos que desenvolver esses três eixos em conjunto”, destacou.

Outro assunto em pauta foi a Casa do Empreendedor, um projeto que visa a criação de um espaço dedicado a atender as pessoas que desejam abrir o próprio negócio. No município já funciona o programa Juazeiro Empreendedor – programa de governo que tem como objetivo fomentar e assessorar os pequenos e microempresários. A Casa do Empreendedor é um desdobramento do programa de governo, além de auxiliar toda a diversidade de empresários locais.

“São 22 serviços oferecidos. Para se concretizar, a priori precisamos da participação da Prefeitura Municipal, Junta Comercial do Estado da Bahia, OAB, CredBahia e Sebrae com financiamento do Banco do Brasil e Banco do Nordeste. É necessário realizar um treinamento com os técnicos que irão trabalhar na Casa, qualificando os servidores que atuarão nesse órgão”, explicou Cointeiro.

Para Maraiza o encontro foi muito positivo. “Tivemos uma conversa produtiva hoje, onde o objetivo foi conhecer toda a estrutura do Sebrae e fortalecer a parceria com o município para que possamos contribuir ainda mais com o desenvolvimento de Juazeiro, através do planejamento estratégico e da gestão com foco em resultados. Acreditamos nesta parceria”, finalizou a secretária.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro