Juazeiro/BA, 02 de dezembro de 2020


Covid-19

Secretaria da Saúde realiza curso de Primeiros Socorros para agentes comunitários de saúde

ASCOM em 26/jul/2019

Priscila Guedes/SESAU

A Secretaria da Saúde de Juazeiro – através da Gerência de Educação Permanente e Humanização, está investindo cada vez mais na capacitação dos seus profissionais e nesta sexta-feira (26), realizou em parceria com a Escola de Gestão de Pessoas/EGESP e a Escola Técnica de Enfermagem Valquíria Saturnino, o Segundo Curso de Primeiros Socorros Básicos para Agentes Comunitários de Saúde. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação/ SEDUC, que fica no centro da cidade, e teve como finalidade aprimorar os serviços prestados por estes profissionais.

De acordo com a Gerente de Humanização da SESAU, Jussara Rêgo, o curso vai ajudar também a reforçar o atendimento ao público. “O evento aconteceu em duas etapas: pela manhã os agentes comunitários tiveram aulas teóricas sobre primeiros socorros e à tarde vivenciaram na prática tudo que foi aprendido. Esse evento foi realizado por entendermos que o agente comunitário de saúde precisa cada vez mais de capacitação, se preparando para determinadas situações na comunidade e, consequentemente atender melhor e com mais qualidade a nossa população.” pontuou a Jussara.

O curso contou com a participação da enfermeira socorrista e instrutora de suporte básico de vida, Camila Freitas, que também é professora da Escola Técnica de Enfermagem Valquíria Saturnino. Ela destacou a importância de ensinar e saber os primeiros socorros. “Esse treinamento foi pensado e planejado por especialistas no assunto com todo suporte para tirar dúvidas, explicar situações do dia a dia, para saber reconhecer e intervir numa situação de emergência. É importante dar suporte técnico científico para que esses profissionais consigam dar assistência imediata à população enquanto não chega um socorro especializado”, frisou Camila.

Para Deonice Maria da Silva Dias, agente comunitária de saúde de Pinhões, distrito de Juazeiro, a capacitação prepara os servidores para enfrentar as dificuldades que surgem no dia a dia, tanto no âmbito profissional como pessoal. “Estou achando esse curso maravilhoso. Para muitas pessoas, principalmente que moram no interior, os agentes comunitários de saúde são o único meio que eles têm para recorrer em caso de urgência, pois estão longe dos médicos, dos hospitais e, com esse conhecimento de primeiros socorros, podemos até salvar uma vida”, ressalta Deonice.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro