Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria da Saúde presente durante VIII Semana Acadêmica de Biologia da UNIVASF

ASCOM em 31/maio/2019

Débora Sousa/SESAU

Nesta sexta-feira (31), profissionais do Centro de Infecções em IST e DST/AIDS (CIDHA) participaram da VIII Semana Acadêmica de Biologia da UNIVASF com realização de testes rápidos, orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e distribuição de preservativos.

Durante o evento foram atendidas 108 pessoas e dentro dos testes, um foi positivo para sífilis. No próprio ambiente, a pessoa foi acolhida e orientada sobre como iniciar o tratamento, qual o local e os horários. De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, os testes são realizados diariamente tanto nas Unidades de Saúde como no Centro de Saúde III.

“Sempre que somos convidados para eventos aceitamos e estamos presentes. Ainda existe muita resistência em buscar nossos serviços para realização destes testes, mas é um procedimento rápido e em 15 minutos, no máximo, temos o diagnóstico para três patologias. Em qualquer confirmação de caso temos uma equipe preparada para acolher e orientar da melhor maneira possível”, explicou.

Em Juazeiro no ano de 2017 foram realizados 9.430 testes e em 2018 foram 12.211. A Secretaria da Saúde participou de 23 eventos no ano passado levando serviços do CIDHA para mais próximo das pessoas e mais de 6 mil testes foram realizados. Desse total, 47 novos casos de HIV em adulto foram registrados. A faixa etária mais vulnerável é de jovens entre 20 e 49 anos.

Em ordem nacional, de acordo com o Boletim Epidemiológico da AIDS de 2017 do Ministério da Saúde, no período de 2006 a 2016, verificou-se uma queda no coeficiente de mortalidade padronizado para o Brasil, que passou de 5,9 para 5,2 óbitos por 100 mil habitantes, o que corresponde a uma queda de 11,9%.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro