Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Secretária da Saúde participa do evento de celebração da parceria entre Prefeitura, Faculdade Estácio e Hospital São Lucas para atendimento de pacientes do SUS

ASCOM em 04/mar/2020

Ascom/Sesau

Com informações Ascom/Estácio

Na noite desta terça-feira (03), a secretária da Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro, representou o prefeito Paulo Bomfim no evento de celebração da parceria entre Prefeitura, Faculdade Estácio e Hospital São Lucas para atendimento de pacientes do SUS com vagas agendadas pela Central de Marcação da Secretaria da Saúde/Sesau e através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que recebem e orientam os alunos da faculdade no município.

“É com muita alegria que hoje celebramos essa importante parceria que chega como mais um grande reforço para a saúde de Juazeiro. Em nome do prefeito Paulo Bomfim agradeço e parabenizo o São Lucas e a Estácio por estarem juntos conosco nessa missão de ampliar e oferecer uma saúde de qualidade à população. Os estudantes do curso da Estácio estão em toda a rede municipal, nos postos, no Hospital Materno Infantil e UPA e a nossa perspectiva é de ampliar ainda mais a parceria com essas duas importantes instituições”, ressaltou Fabíola Ribeiro.

Os atendimentos aos pacientes da rede municipal no Hospital São Lucas acontecerão nas segundas-feiras com consultas ginecológicas, nas terças com gastroenterologistas e nas quartas-feiras serão oferecidas vagas para consultas com médico endocrinologista. O Hospital São Lucas fica na Avenida São João, nº 365, bairro Jardim Flórida.

O diretor geral do Hospital São Lucas, Dalmir Pedra, se mostrou entusiasmado com a parceria e enfatizou a importância de abrir as portas para os pacientes do SUS. “Esse é um momento de grande relevância para a saúde do município, quando estamos celebrando junto à Prefeitura e a Estácio uma parceria que vai dar uma amplitude aos serviços de saúde oferecendo mais vagas de atendimento especializado aos pacientes da rede pública. É uma honra para nós do São Lucas e por isso agradeço ao prefeito Paulo Bomfim, como também a toda equipe da Faculdade”, enalteceu.

O programa de Residência de Medicina da Família e Comunidade, criado pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Faculdade Estácio, tem o objetivo de capacitar profissionais para a identificação de necessidades de saúde da população, supervisionar e estimular o desenvolvimento do trabalho em equipes de saúde da família, melhorar a qualidade dos processos de trabalho das Estratégias de Saúde das Famílias/ESF e o impacto no nível de saúde das populações, entre outros.

Seguindo um modelo de ensino nacionalizado, com currículos que se alinham às necessidades do mercado de trabalho, a Faculdade Estácio também  implantou a Comissão de Residência Médica, uma modalidade de ensino através de cursos de especialização. A iniciativa vai promover a abertura de novos cursos de pós-graduação na área da medicina, como ginecologia obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgia.

Para o médico ginecologista, obstetra e coordenador do curso de medicina da Estácio, Álvaro Pacheco, o processo de residência médica proporciona o aumento de profissionais que acompanham os pacientes. “A residência é importante porque traz para o serviço um médico formado que, enquanto aprende, está assistindo à população. Serviços que têm estudantes e residentes geralmente têm profissionais mais qualificados”, relata.

Também participaram da solenidade, o diretor do Núcleo Regional Norte de Saúde Pedro Alcântara, o coordenador de Ensino do Hospital Universitário Ricardo Santana, o coordenador da Residência Médica da Estácio Tarcísio Menezes, a a representante do Diretório Acadêmico Laura Sá e Roberta Moura, diretora Médica do Hospital São Lucas.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro