Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Secretaria da Saúde finaliza encontros de prevenção ao suicídio com profissionais da saúde em Juazeiro

ASCOM em 20/set/2018

Débora Sousa/ SESAU

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) e a Escola de Gestão Pública de Juazeiro (EGESP) de Juazeiro finalizaram nesta quinta-feira (20), uma série de palestras desenvolvidas com objetivo de preparar os profissionais da rede de saúde do município a identificar os sinais nas pessoas com indícios de suicídio. A ação é em alusão ao Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio.

As ações contaram com rodas de conversa para servidores de toda a rede municipal voltadas também para a primeira turma de agentes comunitários e agentes de endemias. “Com esse treinamento passei a ter uma visão mais ampla sobre as problemáticas das pessoas que possuem pensamento de suicídio. Percebi que precisamos interagir com essas pessoas, a fim de prevenir e evitar que seja consumado o suicídio”, pontuou a agente de endemias Valice Rodrigues. Para ela, o treinamento conseguiu chegar ao objetivo proposto, visto que colaborou para o conhecimento a respeito dos sinais que as pessoas desenvolvem antes de cometer suicídio.

Já Edimara Vanessa, que também é agente de endemias há dez anos no município, ressalta a importância de ampliar a discussão do assunto abordado para prevenção de suicídios. “Participei de todas e gostei muito. A palestra foi bastante produtiva, pois contribuiu para abrir  nossas mentes em relação a assunto. É importante divulgar porque o índice  de suicídio no Vale do São Francisco está aumentando  cada vez mais”, destaca Edimara

A psicóloga Alecrides Alencar, diz que a iniciativa capacita os profissionais que lidam diariamente com pacientes que desenvolvem sinais de suicídio. “A palestra orienta os profissionais que recebem os pacientes com risco de cometer suicídios. Durante os quatro dias tivemos momentos de troca de informações. O profissional estará mais atento a identificar possíveis sinais de qualquer atitude que possa levar ao suicídio e como lidar  com a situação”, frisa Alecrides Alencar.

De acordo com a Gerente de Humanização Jussara Rêgo, foram dias de muito aprendizado. “Com certeza foi mais uma troca de experiências e momentos de informações técnicas que a nossa psicóloga repassou para os profissionais do município, em especial os da área da saúde que, a partir de agora, estão mais capacitados em relação ao tema”, finalizou.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro