Juazeiro/BA, 25 de novembro de 2020


Covid-19

Secretaria da Saúde de Juazeiro promove ações na Semana Municipal da Amamentação

ASCOM em 05/ago/2019

Priscila Guedes/ SESAU                     

Este ano a Semana Municipal da Amamentação, que começou na quinta-feira (1º), e segue até o próximo dia 08 de agosto, está abordando o tema ‘Aspectos emocionais da amamentação’, com proposta de discutir as questões psicológicas da mãe e do bebê durante esse período e reforçar a importância do aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida.

Mães, bebês e acompanhantes que estão no Hospital Materno Infantil de Juazeiro, além de profissionais do serviço municipal de saúde, participam de várias ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Juazeiro através da Superintendência de Gestão de Pessoas e Humanização e Educação Permanente.

De acordo com a superintendente do setor, a psicóloga Lorena Pesqueira, o evento pretende esclarecer a importância dos cuidados com o bebê, e principalmente com a mãe neste momento tão importante e delicado da vida dos dois. “Trabalhamos o emocional da mãe que acabou de ter o bebê para que ele esteja equilibrado, acolhido nesse processo das mudanças corporais, ambientais, de horário. Para que ela possa cada vez mais cuidar da alimentação e ter uma amamentação saudável e tranquila em todos os aspectos”, explicou.

A enfermeira Janaína Ferreira Fernandes da Fonseca, responsável pelo aleitamento materno na unidade de saúde, falou sobre a importância do elo criado entre familiares e a mãe que acabou de ter um bebê. “Esse é um momento onde podemos conversar sobre o suporte social e a importância dele para essa mulher que acabou de parir. Para que ela consiga amamentar com saúde, ela precisa da aproximação do ser paterno e do suporte da família. A amamentação é um processo único e exige muito desta mulher, então pessoas para cuidar dessa mulher também é muito importante”, pontuou.

As mães receberam fraldas de brindes, participaram de um ato coletivo de amamentação e puderam tirar dúvidas com profissionais da maternidade sobre mitos e verdades da amamentação. Dúvidas e curiosidades que Auriana Matias, de Curaçá, pôde esclarecer. “Tenho 32 anos e estou feliz com meu primeiro filho, me sinto muito bem amamentando ele e essa conversa aqui na maternidade esclareceu muita coisa. Parabenizo a equipe da maternidade de Juazeiro pela ação”, disse agradecida.

Também mãe de primeira viagem, Suzana Costa, de 20 anos, não escondia a felicidade de poder amamentar a pequena Valentina. “Amamentar é uma experiência muito boa, e saber que minha filha está se alimentando bem e que esse alimento sai de mim, é maravilhoso.” disse Suzana.

A programação segue durante a próxima semana. Na tarde desta segunda-feira (05), as gestantes, mães com filhos e acompanhantes poderão participar de palestras com nutricionista e assistente social sobre amamentação, que vai acontecer na sala de reuniões da maternidade. Na terça (06), a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro João Paulo II, também realiza uma atividade em virtude da Semana Municipal da Amamentação, a partir das 8h. O encerramento acontece quinta-feira (08), na maternidade, às 15h, com oficina sobre primeiros socorros.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro