Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Secretária da Saúde de Juazeiro participa de seminário da rede PE BA 

ASCOM em 29/maio/2019

Débora Sousa/SESAU

Nesta terça-feira (28) a Secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro participou do Seminário Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Rede PE BA que aconteceu no auditório da UNIVASF em Petrolina. O evento teve como objetivo discutir a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), os direitos dos usuários e o fortalecimento da substituição da lógica excludente e manicomial que ainda persiste na região, inclusive nas cidades de Juazeiro e Petrolina.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem como uma de suas finalidades garantir uma atenção integral as pessoas que apresentam transtornos psíquicos ou decorrente do uso de álcool ou outras drogas. Durante o encontro a representatividade dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como sendo estratégicos e referências de atenção à pessoa com crise também foram discutidas.

Audânia Araújo integrante do NUMANS – Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (NUMANS) ressalta que “o fórum de mobilização do sertão é organizado anualmente pelo NUMANS e parcerias. É um produto dessa mobilização social, porém a militância precisa ocorrer cotidianamente para defender a atenção psicossocial e os nossos direitos a uma RAPS potente. Para entender a importância disso, basta que cada um reflita como gostaria de ser cuidado em uma situação de crise psiquiátrica”.

A Secretária da Saúde Fabíola Ribeiro falou sobre a mudança no fluxo de atenção à pessoa em crise na RAPS em Juazeiro. “Fortalecemos nossa rede de atenção especializada, foram ministrados cursos e nossos profissionais do SAMU, UPA, Hospital Materno Infantil. Agentes de Portarias, Guardas Municipais, Agentes de Trânsito e Polícia Militar participaram de um momento onde foi apresentado qual seria o fluxo para atendimento de pessoas em crise psíquica, estamos ainda em processo de adaptação. Entendemos que o isolamento do paciente não é o melhor, acolher e acompanhar sim, este é o caminho”, descreveu.

Também participaram do evento representares do Ministério Público do Pernambuco, da Secretaria Estadual da Saúde de Pernambuco, da Central de Regulação Interestadual de Leitos, professores e alunos da UNIVASF.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro